A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) infomou, nessa sexta-feira (28) que foi notificada sobre um caso suspeito de contaminação pela bactéria Burkholderia mallei, causadora da doença conhecida como mormo. De cordo com a SESAP, o paciente encontra-se internado em uma unidade de saúde privada em Natal e as autoridades de saúde já iniciaram o processo de investigação do caso.
O mormo é uma zoonose infectocontagiosa que afeta principalmente os equinos, como cavalos, burros e mulas. Além disso, a doença pode ser transmitida a outros animais e também aos seres humanos através do contato direto com animais infectados.
A secretaria informou que foram seguidos todos os protocolos estabelecidos, sendo realizadas coletas de amostras para exames a fim de confirmar a presença da bactéria no paciente suspeito. Enquanto aguardam os resultados, o paciente permanece em isolamento para evitar a possível disseminação da infecção.
A equipe da Sesap, por meio da coordenação de Vigilância em Saúde, está acompanhando de perto o caso e aguarda a elaboração de um relatório contendo novas informações sobre a situação do paciente. Além disso, a rede de saúde foi ativada para monitorar qualquer desenvolvimento adicional relacionado a este caso ou outros possíveis surgimentos da doença.