SELO BLOG FM (4)

SESAP inicia etapa da vacinação dos indígenas nesta sexta-feira

A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DISPONIBILIZOU NO DIA 25 DE FEVEREIRO AS DOSES PARA POPULAÇÃO INDÍGENA. FOTO: ASSECOM

“Uma grande conquista e esperança para a população indígena do RN”. A frase dita pela governadora Fátima Bezerra, expressa a chegada das vacinas para 2.920 indígenas do estado.

A vacinação dos indígenas é fruto do diálogo e insistência do governo do Rio Grande do Norte através de ofícios e pedidos do secretário de estado da saúde pública, Cipriano Maia, encaminhados à Secretaria de Vigilância em Saúde e ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde solicitando a inclusão dos povos indígenas do RN na Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizou no dia 25 de fevereiro as doses para população indígena. São doses da fabricante Astrazeneca-Fiocruz (Oxford) que foram distribuídas com escalonamento para todos os indígenas idosos e indígenas com comorbidades.

As vacinas serão aplicadas por equipes itinerantes da Sesap com apoio dos municípios com escalonamento da população, priorizando os idosos e pessoas com comorbidades.“A estratégia de imunização em loco, além de garantir o acesso, possibilita que as equipes de saúde dos municípios façam um reconhecimento desse local, na perspectiva de entender e perceber as condições sanitárias e as medidas de prevenção que estão sendo adotadas no combate ao coronavírus. Além de um momento de vacinação é um momento de educação e saúde, onde estado e municípios informa à população todas as medidas necessárias para evitar a transmissão dentro dos territórios”, afirma Kelly Maia, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP.

Nesta primeira etapa, oito municípios foram contemplados, entre eles: Goianinha, Baía Formosa, Assu, Apodi, João Câmara, Jardim de Angicos, Macaíba e Natal. Porém o município de Natal devolveu as doses alegando não reconhecer população indígena no seu território. No entando, a SESAP tem registro de população indígena na Zona Norte da cidade e pedirá apoio ao Ministério Público para o atendimento a essa comunidade.

Indígenas

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) o Rio Grande do Norte possui 6.067 indígenas em nosso território estadual, das etnias: potiguara, tapuia e tapuia paiacú. Estão distribuídos em 15 comunidades nos municípios de: Baía Formosa, Canguaretama, Goianinha, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Natal, Jardim de Angicos, João Câmara, Assu e Apodi.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui