A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) vai anunciar ainda nesta sexta-feira (21) a abertura de novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19.
Integrantes da pasta estão reunidos desde as primeiras horas da manhã, em caráter de emergência, para planejar a expansão do atendimento, após a rede detectar um forte aumento na procura por assistência nas últimas horas.
Dados do “Regula RN”, sistema que monitora em tempo real a situação dos hospitais públicos, apontam que, nesta quinta (20), 62 pacientes requisitaram um leito de UTI no Estado. É o maior número de solicitações diárias desde 29 de junho, quando 69 pacientes entraram na plataforma de regulação.
Atualmente, a média móvel diária de solicitações de leitos está em 49 pedidos por dia, maior número desde 7 de julho do ano passado (52 pedidos).
Com o aumento na procura, cinco hospitais já registram 100% de ocupação nesta sexta: João Machado e Pescadores (Natal), Mariano Coelho (Currais Novos), Almeida Castro (Mossoró) e Cleodon de Andrade (Pau dos Ferros). O estágio também é crítico no Giselda Trigueiro (Natal), que está com 90% dos leitos ocupados.
O Estado também voltou a registrar fila de espera. Às 10h desta quinta-feira (20), havia 20 pacientes aguardando um leito de UTI.
Panorama geral
Em todo o Estado, são 72 pacientes internados no momento tratando Covid-19 em UTI em um universo de 120 leitos. Ou seja, a taxa de ocupação está em 60%. É a maior taxa de ocupação desde 3 de julho, quando o índice estava pouco acima dos 60%.
O aumento na procura por leitos de UTI reflete a alta de casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte. Só nesta quinta-feira, foram confirmados no Estado mais 1.858 casos da doença, maior número desde 24 de julho (quando foram confirmados 1.973 diagnósticos).
Com relação ao número de óbitos, só nesta semana o Estado registrou 20 mortes por Covid-19. No total, já são 7.622 vítimas da doença desde o início da pandemia no RN.
Portal 98 FM