Conforme anunciado, o movimento de greve por tempo indeterminado dos servidores da Semut – Secretaria Municipal de Tributação do Natal, teve início na manhã desta quinta-feira. os servidores se concentraram em frente à Semut e realizaram um ato de protesto contra a diferença de tratamento praticada pela Prefeitura do Natal que privilegia algumas categorias e trata com discriminação outras. a categoria mantém acampamento todos os dias em frente à Semut e no dia 1 de outubro une-se às demais categorias do plano geral e da saúde para um grande ato unificado!
Dentre as pautas da categoria está o reajuste da Gratificação de Atividade Fazendária (GAF), única gratificação percebida por estes servidores, congelada há 7 anos. Os servidores cobram ainda a criação de um plano de cargos específico da categoria.
O SINSENAT fez uma análise nas folhas de pagamento da Prefeitura de Natal, por meio do Portal da Transparência e constatou que a SEMUT é uma das secretarias de maior diferença salarial entre as categorias, no caso os Auditores Fiscais. Enquanto o servidor do Plano Geral tem o salário-base, inicial de R$ 725,00, abaixo do salário mínimo, os Auditores Fiscais chegam a receber mais de R$ 30.000,00/mês acima, inclusive, do teto constitucional.