O lançamento da Vitrine Primavera 2021, na noite desta quinta-feira (6), marcou o retorno das atividades presenciais do curso de Moda do SENAI Clóvis Motta – Turma Estilo 2021. A vitrine foi montada com peças das marcas Drisat (moda praia) e Macambira (bolsas artesanais) desenvolvidas por alunos e ex-alunos do curso. Com aulas online desde março, o encontro – uma espécie de aula inaugural – contou ainda com a abertura do novo espaço do Centro, o LAB Moda, para os estudantes.
A aluna da turma de Estilo 2020, Adrielle Santos, apresentou as coleções Drisat Falésias e Cápsula – estampa Love, especial para o Dia das Mães. Com modelagem maior que o padrão, as peças proporcionam mais conforto e trazem a proposta de vestir para além do banho. “A marca Drisat nasceu em setembro do ano passado com o propósito de causar um impacto positivo e empoderar mulheres com glamour”, explica Adrielle, que conclui o curso este ano.
Bolsas, viseiras e chapéus em palha de carnaúba assinadas pelo ex-aluno Josivan Soares, da turma de Estilo 2013, compõem a coleção “Tramas de Vida”, na vitrine. As peças da marca Macambira, em alusão a uma planta resistente da caatinga, são inspiradas nas mulheres da família do estilista. “Essa coleção representa a mulher guerreira e conta sobre a origem, a história e os vários caminhos que elas cruzam e tramam para trabalhar, cuidar dos filhos e de si”, conta Josivan.
Para Thales Henrique, aluno da turma Estilo 2021, as aulas práticas em formato presencial representam um novo começo para o curso. “São dois meses de contato apenas por telas, de uma experiência bacana. Esse encontro, com todos os protocolos de segurança e nesse novo espaço, é importante para quebrar essa barreira de medo e insegurança e para a construção dos nossos propósitos aqui. Eu sempre quis trabalhar com moda”, conta ele, que já fez outros dois cursos do SENAI: Alfaiataria básica de vestidos e Desenho de Moda.
O novo ambiente do Centro de Educação em Tecnologias Clóvis Motta, o LAB Moda reúne Espaço Maker que hoje dispõe de Coworking, o Ateliê de Produção, a Materioteca, o Provador e a Vitrine. Este último, explica a instrutora e estilista do SENAI Lab Moda, Jéssica Cerejeira, será um espaço permanente com exposições sazonais de peças elaboradas por alunos e ex-alunos de Moda do SENAI. “A ideia é dar visibilidade as marcas desenvolvidas por eles, bem como incentivar o empreendedorismo e inspirar os novos alunos”, conclui.