SELO BLOG FM (4)

SENAI-RN vai oferecer mentorias e ‘pacotes’ com vagas gratuitas para impulsionar mulheres no setor de energia

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) vai oferecer mentorias e ‘pacotes’ com vagas gratuitas para impulsionar a inserção de mulheres no setor de energias renováveis.

As medidas foram divulgadas como compromissos da instituição na Ação Coletiva Interligadas, lançada oficialmente no primeiro Congresso Brasileiro de Mulheres de Energia, nesta segunda-feira (22), em São Paulo.

Segundo as instituições envolvidas, o objetivo é fortalecer a presença feminina para que as oportunidades sejam vistas e alcançadas de forma igualitária em atividades como eólica e solar, em um contexto em que os homens ainda predominam dentro das salas de aula – em cursos técnicos e de qualificação – e também no mercado de trabalho.

Compromissos

“O SENAI do Rio Grande do Norte se compromete a continuar com o esforço que já foi apresentado em busca de mais igualdade e a trazer agora o Interligadas como ação estratégica voltada para gênero, dentro do que temos no nosso plano de metas”, disse a assessora de Mercado e Projetos da instituição, Amora Vieira, durante o Congresso.

O CTGAS-ER, um dos cinco Centros de Tecnologias do SENAI no Rio Grande do Norte e referência nacional em serviços, educação profissional e ações que buscam mais diversidade e inclusão no setor elétrico, foi escolhido para execução do projeto piloto.

O Centro também teve iniciativas que buscam igualdade de oportunidades para mulheres na educação e no mercado de trabalho premiadas nacionalmente pelo SENAI como “boas práticas em gestão escolar”.

No âmbito do Interligadas, entre os compromissos assumidos estão “aumentar a divulgação e produzir conteúdos que incentivam a participação das mulheres nas profissões tecnológicas, organizar grupos de mentoria, elaboração de currículos e LinkedIn, além de ofertar vagas gratuitas em cursos de qualificação e técnicos”.

“Também vamos promover ainda mais interação das meninas e mulheres com a indústria, para que se coloquem no mercado de trabalho e para que a gente consiga gerar mais Wellens”, acrescentou Amora, fazendo referência à Wellen Fernanda de Sousa, ex-aluna do CTGAS-ER que virou empreendedora no setor de energia e também participou do Congresso.

Mais informações sobre os cursos e outros estímulos que entrarão na Ação, quantas vagas serão lançadas com gratuidade e detalhes dos processos seletivos, segundo a assessora do SENAI, ainda serão divulgados.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui