SELO BLOG FM (4)

SENAI-RN mira ‘profissionais de Back-office’ em especialização inédita para eólicas lançada no Brazil Windpower

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, lançou oficialmente, nesta terça-feira (12), a “Especialização em gestão avançada para energia eólica” – primeira especialização técnica do Brasil voltada a profissionais que atuam no back-office do setor, em áreas ligadas à gestão interna dos negócios.

O programa, com duração de 360 horas, foi apresentado em primeira mão ao mercado em São Paulo, no Brazil Windpower, maior evento de energia eólica da América Latina.

As aulas serão realizadas com periodicidade quinzenal. Começam em novembro deste ano e seguem até fevereiro de 2025.

Expansão

A investida dá largada à expansão das estratégias de qualificação da instituição, que também incluem a estreia no ensino superior com a FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais já credenciada pelo Ministério da Educação. O início da operação é previsto para 2024.

“Estes são novos passos que nós construímos a partir de interações firmes com o setor de energia, em que já atuávamos na educação profissional com cursos que vão desde a iniciação profissional até outras soluções centradas em formações de nível técnico e em especializações direcionadas a profissionais que atuam na produção, em campo”, diz o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.

Com a nova especialização, observa ele, a intenção é alcançar áreas que estão na retaguarda da atividade e que desempenham papeis igualmente fundamentais para o crescimento das empresas, a exemplo de Recursos Humanos (RH), Tecnologia da Informação (TI), gestão e jurídica.

“São ocupações chave para a tomada de decisões estratégicas da indústria e o enfrentamento de desafios dos mais variados do dia a dia”, observa o diretor. “Nós identificamos uma crescente demanda pela difusão interna de conhecimentos relacionados a assuntos ambientais, de segurança, a questões regulatórias e ao próprio linguajar do setor. Existe, nas empresas, a expectativa de que os times, por inteiro, conheçam os detalhes da indústria e foi esta imersão que nós desenvolvemos e que apresentamos ao mercado para todo o Brasil, a partir de hoje”, acrescenta o executivo.

Especialização

O programa de capacitação, explica ele, oferece um mergulho no setor, englobando oportunidades e desafios associados à geração e utilização da fonte eólica. Os módulos incluem desde princípios básicos da geração da chamada “energia dos ventos”, até gestão ambiental e de sustentabilidade, questões relacionadas à ESG (sigla em inglês para environmental, social and governance, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização), segurança do trabalho, gestão financeira, contabilidade, aspectos administrativos e gerenciais, aspectos jurídicos, gestão de pessoas, mercado e regulações.

“Um ponto fundamental deste programa, que trazemos como diferencial, é que quem vai dar o conteúdo é quem trabalha na indústria. São especialistas que no Brasil são referências nos temas que irão abordar. Estamos trazendo a oportunidade de ‘cara a cara’ com as pessoas do setor”, frisa Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER. “Além disso, as aulas serão síncronas (ao vivo), possibilitando a participação de pessoas do Brasil inteiro, com possibilidade de networking em tempo real”, complementa.

As aulas incluirão dois encontros presenciais no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que sedia o CTGAS-ER. O corpo docente é formado por profissionais do mercado com larga experiência no ramo, em companhias e instituições como Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maersk Training Brasil, CPFL Renováveis, Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, CTGAS-ER e Instituto Brasileiro de Transição Energética. O público-alvo são profissionais com formação técnica ou superior, que já atuam ou pretendem atuar na área de energia eólica.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui