O SENAI do Rio Grande do Norte formou, na última sexta-feira (06), 22 mulheres eletricistas de Instalações Prediais, em uma ação inédita que busca impulsionar diversidade, autonomia e carreiras femininas no estado.
A seleção das participantes foi realizada em parceria com a prefeitura de Natal. O curso teve duração de 240 horas e estudantes na faixa de 22 a 58 anos, registradas pelo Município com perfil de baixa renda.
Realizada através do programa de gratuidade regimental do SENAI – ou seja, sem a cobrança de mensalidade para as alunas – a iniciativa foi concebida para potencializar o currículo e a empregabilidade das participantes, assim como estímulo para trabalharem empreendendo, se quiserem, e para terem mais autonomia no dia a dia, explica a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira.
“Trata-se de uma ação que amplia o conhecimento e preenche uma lacuna que diz aquela mulher que ela pode se capacitar para empreender, para resolver os problemas do cotidiano da sua casa, fazendo o próprio conserto elétrico, por exemplo, ou dando um upgrade no currículo para trabalhar também”, frisa.
O programa de capacitação está alinhado às estratégias do SENAI-RN com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em prol de avanços em áreas como oferta de educação de qualidade, redução das desigualdades e igualdade de gênero. Também está inserido em esforços relacionados ao Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem a instituição como signatária.
“Nós já atuamos com estratégias para aumentar a diversidade em ocupações na área de energia, em projetos conjuntos com indústrias do setor. Com essa ação, ampliamos esse movimento, dentro da gratuidade regimental do SENAI, em parceria com a prefeitura”, acrescenta a diretora.
Formação
O programa de capacitação voltado às mulheres foi realizado entre os dias 1º de agosto e 6 de outubro no CTGAS-ER, com aulas ministradas pelos professores Hudson Antunes de Lima e Jeane Ribeiro.
Os módulos incluíram formação completa das participantes como eletricistas de instalações prediais, além de foco em preparação para inserção no trabalho, assim como em estratégias para participação em processos seletivos e desenvolvimento de habilidades no trabalho, a exemplo de pensamento crítico, busca da inovação, inteligência emocional, comunicação e produtividade.
“As alunas não possuíam conhecimento ou experiência na área e foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTHAS), em um processo que teve como foco, especialmente, mulheres desempregadas que buscam recolocação no mercado de trabalho”, disse a coordenadora de educação do SENAI-RN em Natal, Rubia Lahm.