Às vésperas de iniciar o primeiro programa de capacitação do Rio Grande do Norte na área de veículos elétricos, o SENAI-RN participa, nesta semana, de um novo treinamento com especialistas da Alemanha na área.
A capacitação acelera os preparativos para os cursos que a instituição vai oferecer em Natal a partir deste mês – o primeiro deles, em “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com Alta Tensão” terá largada segunda-feira (28).
O treinamento da equipe começou na última segunda-feira (21) e segue até sexta (25), no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, na capital.
A programação contempla práticas de conversão de veículos a combustão para elétricos e o trabalho seguro em alta tensão.
É uma extensão de atividades realizadas desde o ano passado em cooperação com o país europeu, um dos líderes globais em produção, consumo e qualificação profissional em energias renováveis e eletromobilidade.
Além de instrutores do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, estarão reunidos, durante os cinco dias, professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e de Santa Catarina (IFSC).
Intercâmbio
“Esse intercâmbio com o IF Sul de Minas, IFSC e especialistas da Alemanha, que já estiveram conosco no projeto do Buggy 100% elétrico, nos permitirá adquirir mais experiência prática, considerando que cada veículo possui suas particularidades”, diz o instrutor de Educação Profissional e Tecnologias do SENAI-RN, Davinson Rangel, que lidera projetos e ações em mobilidade elétrica na instituição.
“A realização desta capacitação, envolvendo a conversão de veículos a combustão para elétricos e práticas de segurança em alta tensão, é um passo essencial para fortalecer nossas competências técnicas. E quanto mais variados forem os modelos trabalhados, maior será o ganho técnico para a equipe”, acrescenta.
A iniciativa é parte de um projeto de cooperação firmado entre o CTGAS-ER, os Institutos Federais e a Câmara de Indústria e Comércio de Trier (IHK Trier) na Alemanha, por meio da Europa und Innovationscentre Trier (eic Trier), a Câmara de Indústria e Comércio de Trier.
“Nesta nova rodada, que começa hoje, iremos expandir o número de professores do SENAI atuando na área, com a capacitação de mais quatro docentes”, observa Rangel.
Cursos
As experiências adquiridas pela equipe serão incorporadas diretamente às salas de aula do SENAI, em Natal, a partir deste mês.
“Vamos proporcionar aos alunos uma vivência prática e atualizada sobre o futuro da eletromobilidade”, frisa o instrutor.
Três cursos foram lançados pela instituição em setembro e têm início programado para diferentes datas, a partir da próxima segunda-feira, dia 28.
As formações serão oferecidas nas áreas de “Princípios do Veículo Elétrico”, “Trabalho Seguro em Veículos Elétricos com Alta Tensão” e “Convertedor e Mantenedor de Veículos Elétricos”, com 20 vagas, cada.
As cargas horárias variam de 20 a 160 horas e os valores investidos de R$ 298,00 a R$ 1.270,00, por pessoa.
As páginas de cada curso, para matrículas e outras informações, podem ser acessadas no site https://www.futuro.digital/.
Os cursos serão ministrados pelo CTGAS-ER, unidade do SENAI que coordenou o projeto do “Selvagem Elétrico” – o primeiro buggy elétrico do Brasil para regiões com dunas – e também foram desenvolvidos em parceria com a Alemanha. As aulas serão realizadas na sede do Centro, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI, na capital, Natal.