SELO BLOG FM (4)

SENAI e GIZ inauguram, em Natal, 1º Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde do Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a agência de cooperação alemã GIZ inauguram, na próxima quinta-feira (29), o primeiro “Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde” do Brasil.

A estrutura vai funcionar no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, em Natal.

Será “braço” de uma rede mais ampla de ensino, com cinco hubs regionais de educação e treinamento para o setor, implantados em Centros do SENAI no Ceará, Paraná, Bahia, São Paulo e Santa Catarina.

O desenvolvimento dos laboratórios e o treinamento das equipes de instrutores/as dos seis Centros receberam um total de 2,6 milhões de euros em investimentos – o equivalente a R$ 14 milhões.

Os recursos fazem parte do projeto H2Brasil, que integra a cooperação entre os governos do Brasil e da Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

O objetivo, segundo as instituições envolvidas, é apoiar a expansão do mercado de hidrogênio verde e seus derivados no Brasil.

Resultados

Na área de educação profissional, as atividades estão sendo desenvolvidas por meio de um acordo firmado em abril de 2022, entre o SENAI e a GIZ.

Os principais resultados obtidos com a iniciativa, incluindo o “Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde”, serão detalhados, oficialmente, durante o Workshop de encerramento do Projeto.

O evento será realizado a partir das 13h da quinta-feira, no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, complexo que sedia o CTGAS-ER (Av. Capitão-Mor Gouveia, 2770 – Lagoa Nova, Natal).

A programação prevê a apresentação, em primeira mão, do laboratório concebido para atividades de educação relacionadas ao hidrogênio verde.

Laboratório

A estrutura inclui sistemas experimentais de produção do hidrogênio, alimentados por módulos de energia solar e um microgerador de energia eólica.

Dentro do laboratório, uma frota de carros em miniatura é “abastecida” com o chamado “combustível do futuro”.

Cinco modelos “Fcat- Fuel Cell Automotive Trainer” – automóveis de treinamento movidos a células de combustível, que têm o hidrogênio como fonte de energia – entram em campo nessa operação, em meio às inovações disponíveis para o ensino sobre aplicações práticas do produto.

A expectativa, segundo o SENAI-RN, é que os primeiros cursos na área sejam lançados ainda este ano.

A tecnologia que será utilizada tem origem na Alemanha. Especialistas da Heliocentris, empresa do país europeu responsável pelos equipamentos, estruturaram o laboratório em conjunto com o SENAI.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui