SELO BLOG FM (4)

SENAI e CTG Brasil inauguram Habitat de Inovação em Natal com chamada pública para projetos de hidrogênio verde

FOTO: MORAES NETO

O Habitat de Inovação do SENAI no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira (14) em Natal, com a instalação da primeira gigante do setor de energia – a CTG Brasil – e o lançamento da maior Chamada Pública do país para apoio a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) em hidrogênio verde, o chamado “combustível do futuro”.

A Chamada Pública “Missão Estratégica Hidrogênio Verde”, detalhada no evento com transmissão ao vivo no YouTube (https://youtu.be/-hNnqZzj94Q), tem R$ 18 milhões para financiamento de projetos, com recursos da CTG Brasil e do SENAI. O prazo de inscrições vai de 22 de outubro a 19 de novembro, por meio da Plataforma Inovação para a Indústria: http://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-a-industria/. Instituições de Ciência e Tecnologia públicas ou privadas, empresas de diferentes portes, startups e agências de fomento para projetos de P&D+I podem participar.

Soluções

Coordenada pelo SENAI-RN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), a ação tem como objetivo impulsionar soluções em energia limpa com foco na produção, armazenamento, distribuição e novas fontes, mas também em outras áreas que fazem parte da cadeia de hidrogênio verde, como mobilidade, indústrias e agricultura. O ISI-ER vai atuar na estruturação e curadoria dos projetos recebidos de acordo com o edital. Os projetos terão prazo máximo de execução de 36 meses, a partir da assinatura do Contrato de Desenvolvimento de Trabalho Técnico e Científico.

O lançamento da Chamada foi realizado durante inauguração do Habitat de Inovação do SENAI-RN, com a instalação do primeiro espaço de inovação da CTG Brasil na região Nordeste. A empresa conta ainda com o CTG Brasil Innovation Hub em São Paulo, outro fruto de parceria com o SENAI.

Habitat de Inovação

O Habitat de Inovação é um ambiente colaborativo dentro do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN para relacionamento com as indústrias. Oferece espaço físico para escritórios de empresas dos setores de energia e do gás vinculados ao Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), com acesso à infraestrutura compartilhada e à equipe especializada, co-criação de soluções personalizadas em Pesquisa & Desenvolvimento, consultoria e metrologia, além de segurança jurídica.

A estrutura divide espaço no HIT com o ISI-ER e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), referências do SENAI no Brasil para soluções de educação, inovação, pesquisa e desenvolvimento para a indústria de energias renováveis.

A CTG Brasil – uma das líderes em geração de energia limpa no país – é a primeira empresa a inaugurar seu espaço de inovação no Habitat. Outras seis são esperadas até o final do próximo ano.

Competitividade

O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, destacou que a chegada da CTG Brasil como primeira parceira significa reforço à busca de soluções para enfrentamento de um grande problema para todos os países, que é a oferta de energia em volume e patamar de custos que possibilitem a competitividade.

“Trazer um parceiro como a CTG Brasil que é líder mundial nessa área é um encaixe perfeito com a preocupação do nosso ISI-ER, que é trazer para a indústria nacional soluções na área”, disse ele, destacando também o que chamou de “aliança do Sistema FIERN com o governo do estado” nesse contexto.

“A governadora Fátima Bezerra esteve ontem na Casa da Indústria e tem sido sensível a essas fontes de energia (renováveis). Ela sabe que precisamos destravar algumas alças para ter uma energia competitiva”, disse ele. Na quarta-feira, Sales entregou uma Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte à Fátima, que contempla o setor de energia em meio a “sete pontos urgentes e estruturantes” para o futuro do Estado.

Jefferson Gomes, superintendente de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), também destacou no evento que é fundamental inserir o hidrogênio verde como alternativa de fonte de energia no país, além de criar mecanismos de apoio e incentivo para viabilização da tecnologia no Brasil.

Ele convocou empresas e instituições de todos os portes para participar da “Missão Estratégica Hidrogênio Verde”, ressaltando que a demanda mundial por energia, que já é grande, vai avançar muito mais e que parcerias como essa firmada com a CTG Brasil são fundamentais para que o Brasil possa ser mais competitivo e encontrar soluções para problemas como a escassez hídrica que enfrenta hoje.

Parceria

A instalação da CTG Brasil no Habitat de Inovação do SENAI-RN faz parte de uma grande parceria da empresa com o SENAI para impulsionar o fortalecimento de pesquisas e projetos em inovação com foco no setor elétrico brasileiro – e, segundo a companhia, irá auxiliar na busca de parcerias com empresas, instituições e startups no Brasil e, posteriormente, pode colaborar para viabilizar parcerias internacionais.

A CTG Brasil vem ampliando investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação e quer atrair soluções com foco em fontes renováveis de energia para novos negócios, comercialização de energia e na cadeia de valor do hidrogênio verde.

O RN já concentra parte dos investimentos da companhia em parques eólicos e também em pesquisas na área de energia solar, nas quais o ISI-ER também atua.

“A produção de energia limpa e a inovação estão em nosso DNA e temos investido em parcerias estratégicas, como essa com o SENAI, com o objetivo de impulsionar o ecossistema de inovação e gerar soluções para os desafios da empresa, do setor elétrico e da sociedade, contribuindo também para o desenvolvimento, inclusive científico, do País”, diz o diretor de Estratégia e Desempenho Empresarial da CTG Brasil, Silvio Scucuglia, acrescentando que a empresa segue investindo na matriz hidrelétrica brasileira, com foco na diversificação de portfólio de ativos e na complementaridade das fontes de geração de energia.

Rodrigo Mello, diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, afirma que a chegada da CTG Brasil é um impulso para que o Rio Grande do Norte se posicione na vanguarda da tecnologia. “É um passo importante em um contexto em que o Brasil, um país de commodities, precisa de produtos com mais valor agregado. E o RN, que é líder em geração de energia eólica, também se posiciona dessa maneira como um estado que contribui para o país entrar na vanguarda internacional da tecnologia em um setor estratégico”, observa.

Hidrogênio Verde

A programação do evento de inauguração do Habitat de Inovação contou com a apresentação “O Mercado do Hidrogênio no Brasil”, da pesquisadora do ISI-ER, Fabíola Carvalho, abordando desde o processo de obtenção do Hidrogênio Verde e como esse gás – produzido com o uso de fontes renováveis de energia – pode ajudar o mundo a reduzir a emissão de gases do efeito estufa, até os desafios tecnológicos que existem na área.

Fabíola é doutora em Ciências e Engenharia do Petróleo e compõe a equipe do SENAI-RN que desenvolve pesquisas desde 2010 em busca de rotas verdes de produção de hidrogênio, aquelas que não geram emissão de carbono no processo industrial.

Sobre a rede de institutos SENAI de Inovação

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) está inserido na maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação criada no Brasil para atender as demandas da indústria nacional, composta por 26 Institutos SENAI de Inovação.

A Rede de Institutos SENAI de Inovação tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Desde a criação da rede, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, dos quais cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado.

Sobre a CTG Brasil

A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala. Segunda maior geradora privada de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui