O senador Jean Paul Prates (PT-RN) defendeu, através das redes sociais, a derrubada dos vetos do presidente Bolsonaro, que devem ser analisados na próxima semana pelo Congresso Nacional.
Ele defendeu, por exemplo, a derrubada do veto 13/2020. Bolsonaro vetou, no mês passado, 11 pontos da proposta aprovada pelo Congresso (PL 873/20), que ampliou os beneficiários do auxílio emergencial de R$ 600.
“Bolsonaro é um vândalo contra seu próprio povo. Vetou diversas categorias entre as aptas a receber auxílio emergencial. O Congresso precisa derrubar este veto”, disse Jean Paul.
Ficaram excluídos do benefício os pescadores, profissionais artesanais, aquicultores, cooperados ou associados em cooperativa ou associação de catadores e catadoras de materiais recicláveis, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativo, motoristas de transporte escolar, caminhoneiros, entregadores de aplicativo, diaristas, garimpeiros, agentes de turismo, guias de turismo e trabalhadores das artes e da cultura (autores e artistas). Foi mantida a extensão do benefício apenas para as mães adolescentes.
Caso os vetos sejam derrubados pelo Congresso Nacional, o governo será obrigado a conceder o auxílio às categorias beneficiadas pela lei aprovada por deputados e senadores.
Veto 19
Jean Paul defendeu ainda a derrubada do veto 19. Segundo ele, Bolsonaro está impedindo que R$ 8,6 bilhões sejam repassados a estados e municípios para o combate à pandemia. “Os estados estão em uma penúria financeira.
Agora RN