SELO BLOG FM (4)

SENADO: Relator faz alterações em texto do pacote anticrime; muda isenção para legítima defesa e retira opção em violência contra mulher

O relator do projeto anticrime na CCJ do Senado, Marcos do Val (Cidadania-ES), fez mudanças no texto original do ministro Sergio Moro. Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Marcos do Val (Cidadania-ES), relator de um dos projetos do pacote anticrime, apresentou nessa quarta-feira, dia 3, alterações no texto entregue pelo ministro da Justiça Sergio Moro. Marcos do Val retirou a isenção de pena por “violenta emoção”, que diz respeito a legítima defesa.

Segundo a proposta de Moro, juízes podem reduzir pena ou deixar de aplicá-la se o crime for cometido por “escusável medo, surpresa ou violenta emoção”. Em seu relatório, Marcos do Val substituiu o termo “escusável” por “insuperável”, o que diminui o número de situações que podem ser associadas ao tema.

O relator também quer que o excludente não seja aplicado em casos de violência doméstica ou familiar e em casos de feminicídio. O senador afirma ter consultado uma equipe de juristas e organizações sobre o direito das mulheres para decidir pelas alterações.

“Nós fizemos um relatório que pudesse contemplar tanto quem é do grupo que se considera esquerda ou direita, centro, a gente não fez nada voltado para um lado ou para o outro. Mas também a gente não tirou a característica dele que é o combate a criminalidade e à corrupção.”, disse.

A proposta deverá ser discutida na quarta-feira, 10, próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A intenção do governo é votar o projeto na CCJ antes do recesso no Congresso.

Com informações da Agência Senado

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui