O Hotel-Escola Senac Barreira Roxa acaba de receber dois importantes certificados de excelência, concedidos de forma inédita no Brasil pela fundação internacional Green Destinations aos estabelecimentos atestados nas áreas de sustentabilidade e combate à transmissão de doenças virais.
Equipamento gerido pelo Sistema Fecomércio RN, o Hotel-Escola obteve o Good Travel Seal, selo que reconhece o compromisso de empresas turísticas nos campos da gestão ecológica, responsabilidade social e saúde e segurança.
O selo é fruto da análise de questionário e auditoria das rotinas de trabalho relacionadas à prevenção da exploração de crianças e adolescentes, acessibilidade, coleta de lixo e resíduos, patrimônio cultural, prevenção contra poluição, comunicação entre outros.
Após atingir a pontuação acima de 95% no processo de análise, o Barreira Roxa foi avaliado com as três estrelas que chancela os maiores níves necessários à certificação e que endossou a submissão e conquista de outro importante selo, o Virus-Aware Seal, concedido aos estabelecimentos turísticos reconhecidos por implantarem medidas de recuperação rápida e inteligente para o cenário pós-covid.
As novas certificações se somam ao ISO 21401:2020, selo de sustentabilidade concedido pela ABNT ao Hotel Barreira Roxa em agosto, e que o elegeu como único hotel na América Latina certificado por desempenhar um modelo de gestão sustentável. Conquistas que, segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, demonstram o compromisso da entidade em oferecer serviços de excelência e que favorecem a atividade turística local.
“Desde o início da pandemia Covid, o Barreira Roxa tem servido de case e contribuído com outros estabelecimentos, em virtude da preparação que fizemos para hospedar os profissionais da área de saúde que atuam no combate à Covid-19. Em 2020 recebemos o O Travellers’ Choice do Tripadvisor e o Safe Travel do World Travel & Tourism Council, que referenda as boas práticas na área de biossegurança que implementamos. E neste ano, continuamos colecionando reconhecimentos internacionais. Frutos do cuidado que empreendemos para a sociedade como um todo, pois, além de oferecermos excelência e segurança ao público que usufrui dos nossos serviços, proporcionamos a divulgação internacional do nosso estado como um destino comprometido com a sustentabilidade”, disse Queiroz.
Todos os processos de submissão para o hotel Barreira Roxa concorrer às certificações na área do turismo sustentável foram viabilizados por meio do Projeto Verena – parceria internacional entre o Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac e o Governo da Renânia-Palatinado, com execução através da Câmara de Comércio de Trier (EIC Trier), na Alemanha – que tem como objetivo promover o crescimento econômico no setor de turismo e hospitalidade no Rio Grande do Norte.