Na manhã desta quinta-feira, 19, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com o apoio da Guarda Municipal e do 9º Batalhão da Polícia Militar realizou uma ação de reintegração de posse de uma área da união, vizinho ao antigo leprosário, próximo à avenida Capitão-Mor Gouveia, no bairro de Felipe Camarão. No local estavam sendo erguidas diversas casas em alvenaria e haviam vários lotes demarcados com cercas.
De acordo com o supervisor de fiscalização ambiental da Semurb, Gustavo Szilagyi, que esteve à frente da operação, as edificações ocupavam a área de segurança da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), local que já foi ocupado pela antiga favela do fio. Segundo ele a preocupação com a ocupação veio do 9º Batalhão Polícia Militar, reponsável por patrulhar aquela área, para que não se instalasse uma nova favela em local de alto risco. “A Secretaria foi acionada e teve o apoio interinstitucional das forças Militar e da Guarda Municipal para realizar a operação”, afirma ele.
No local foram encontradas diversas construções, mas no momento foram demolidas oito edificações em alvenaria de cerca de 1 metro e meio de altura, uma outra no ponto de cobertura e removidas as cercas que demarcavam vários lotes. Ainda segundo Szilagyi a operação foi bem tranquila, só não foi demolida as edificações que estavam com pessoas ocupando, afirmou ele.