SELO BLOG FM (4)

Semsur vai investir em revitalização de espaços de convivência e esportivos

FOTO: JOSÉ ALDENIR

Os planos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para o ano de 2024 são de revitalizar espaços públicos que possam ser locais de convivência e de práticas esportivas. As informações são do secretário Irapoã Nóbrega, que informa que também está no planejamento do ano que vem da Semsur realizar manutenção de mercados públicos para permitir uma maior utilização dos frequentadores.

Enquanto em 2023 a Semsur não conseguiu concluir todas as reformas planejadas, em 2024 o objetivo da secretaria é finalizar todas as obras, como afirma Irapoã. “Já tem um planejamento desses dois últimos anos e o que a gente não fez agora em 2023, a gente continua fazendo em 2024. Tem revitalização de praças e equipamentos esportivos em todas as regiões de Natal”, relatou.

“Já nos canteiros de Natal, a gente já fez uma recuperação nas avenidas Hermes da Fonseca, Salgado Filho e Alexandrino de Alencar”, disse e argumenta que o ritmo das obras sofreram uma diminuição devido às obras realizadas nas calçadas, executadas pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seinfra) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Ele conta que o objetivo é não prejudicar o tráfego de veículos nesses locais.

O secretário destaca, ainda, a obra de recuperação do canteiro central da avenida Itapetinga, na zona Norte de Natal. “É um trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) na avenida Itapetinga, e temos o planejamento de fazer a Maranguape, a Paulistana e mais algumas praças também na Zona Norte, então o trabalho vai ser desenvolvido de acordo com a necessidade”, completou.

O secretário também cita que todas as regiões serão contempladas com reformas nos cemitérios e afirma que o vandalismo tem sido um impasse diante das obras realizadas pela Semsur. “Tem o vandalismo, a depredação, aqueles roubos de cabeamento, roubos de luminárias, roubos de peças de cemitérios. Então a gente vem trabalhando da melhor forma possível para minimizar essa questão dos roubos”, declarou.

Segundo ele, os mercados públicos também são locais que sofrem diariamente com o vandalismo, mas tem manutenções planejadas para continuar no ano que vem. “A gente vem trabalhando os mercados de uma forma para evitar questão de depredação também, mas o que a gente mais precisa é que realmente a população nos abrace com relação a isso, porque a partir do momento que a gente entrega um equipamento público, a população tem que usar, participar, cuidar, zelar”, defende.

Irapoã Nóbrega chama atenção para ações de vandalismo e afirma que, no caso da população observar atos de depredação ao equipamento público, o direcionamento é ligar para a polícia e contribuir para que aquela ação de vandalismo não continue. Para ele, é “só assim a gente consegue ter uma manutenção mais segura, mais duradoura, nesses espaços que a gente está entregando à população”.

Semsur afirma que já reformou nove praças e executou 135 melhorias na iluminação pública em 2023

Segundo dados da Semsur, já foram finalizadas as obras em nove praças, quatro delas localizadas na Zona Sul da capital, enquanto três ficam na Zona Norte de Natal, uma na Zona Leste e uma na Zona Oeste. Tem obras em execução em outras duas praças, uma no bairro de Soledade, Zona Oeste da capital, e outra em Candelária, na Zona Sul.

Também foram feitas, ao todo, 135 melhorias na iluminação pública da capital, segundo a Semsur. O secretário Irapoã Nóbrega destaca a zona Norte de Natal e diz que somente na região, foram feitas 41 melhorias de iluminação, sendo 26 equipamentos esportivos e 15 praças que receberam iluminação com lâmpadas LED.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui