A Prefeitura do Natal planeja realizar melhorias em todas as 258 praças que estão sob seu cuidado. De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), hoje são 64 praças na Zona Norte de Natal, 90 na Zona Sul, 72 na Zona Leste e 32 na Zona Oeste da cidade, que fazem parte do projeto de melhoria realizado pela Semsur. De acordo com o secretário Irapoã Nóbrega, o trabalho é contínuo e diário.
Ele informou que, somente em 2023, 51 praças tiveram melhoria de iluminação. “Todas sendo em LED de alta potência e performance”, completou. Nóbrega explicou que diversas praças ainda não tiveram a melhoria realizada pois dependem do Governo do RN, como a Praça André de Albuquerque, que é localizada na Zona Leste de Natal e faz parte do Centro Histórico do município.
“É importante destacar e esclarecer que essa praça está sob a gestão do governo estadual e sua falta de iluminação se deve ao fato de o equipamento estar em obra. Toda e qualquer ação por parte da Semsur só poderá ser tomada após a conclusão da obra e entrega do equipamento à gestão da Prefeitura”, esclareceu. O secretário apontou que as praças Augusto Severo, na Ribeira, e Dom Vital, em Cidade Alta, também estão sob responsabilidade do governo estadual e permanecem na mesma situação de espera.
O trabalho de melhoria da iluminação ocorre a partir da implantação de lâmpadas e refletores de LED nas praças. Segundo o secretário, o equipamento leva mais segurança ao local e permite a economia no consumo de luz e nos valores pagos, mesmo com a maior qualidade de iluminação. Nos primeiros seis meses de 2023, foi implantado o sistema de LED em cerca de 80 equipamentos públicos localizados na capital.
Foram utilizadas luminárias LED com potências variadas de acordo com os locais onde foram implantadas. Nas praças, as luminárias instaladas variam de acordo com o projeto específico de cada local. Em postes com 12 a 14 metros, são utilizadas luminárias de 200 watts, por exemplo. No entanto, existem praças com quadra poliesportiva ou alameda, o que exige um equipamento diferente.
A Semsur tem, ainda, um projeto de iluminação da orla de Ponta Negra, a ser executado depois da engorda da praia, e da Redinha, que será feita após a conclusão do Complexo Turístico. Também faz parte dos projetos da Semsur a modernização na iluminação das avenidas Getúlio Vargas, Café Filho (que já tem parte da orla melhorada) e 25 de Dezembro, com ações atualmente sendo realizadas.
Furtos e depredações são maiores dificuldades enfrentadas pela Semsur
As ocorrências de furtos e depredações das praças são as maiores dificuldades enfrentadas pela Semsur, de acordo com o secretário Irapoã Nóbrega. Ele conta que a secretaria não considera os acontecimentos um desafio, mas uma situação que precisa de uma maior atenção. “As ações de requalificação são tomadas para que a população ocupe os espaços públicos. É preciso que as pessoas tenham consciência e usufruam das áreas que foram reformadas sem prejudicar o próximo, ou seja, sem furtar esses equipamentos ou vandalizando”, disse.
Para ele, requalificar e conservar as praças traz um benefício e um impacto ainda maior quando se vê de um ponto de vista turístico. “A melhoria da iluminação nas praças e em lugares estratégicos, como o Centro Histórico da cidade e a orla marítima, trazem o interesse de turistas para conhecer os locais no período da noite, como também de comerciantes que podem abrir suas portas independente do horário”, pontuou.
Agora RN