O projeto “Participa Natal nos Bairros”, promovido pela Prefeitura Municipal do Natal, será realizado no sábado, 19 de agosto, no bairro do Planalto, zona Oeste da capital. Retomado em julho passado após paralisação por conta da pandemia de Covid-19, o projeto leva até os bairros, de forma gratuita, serviços e atendimentos das secretarias municipais, empresas privadas e instituições não governamentais parceiras. Esses serviços abrangem áreas como saúde, educação, lazer, paisagismo, assistência social, jurídica, entre outras.
Na ação do Planalto, a Semsur levará ao bairro serviços de poda de árvores, limpeza de canteiros centrais e praças, distribuição de mudas do projeto Planta Natal e, ainda, solicitação de reposição de lâmpadas e luminárias da rede de iluminação pública.
De acordo com o secretário da Semsur, Irapoã Nóbrega, a população que comparecer à ação poderá solicitar os serviços e terá agendamento garantido já na programação da semana seguinte. Ele informa que todas as solicitações referentes à Semsur, do último Participa Natal, realizado dia 01 de julho no bairro de Pajuçara, já foram executadas, o que mostra a eficiência do projeto.
O secretário destaca a importância do Participa Natal por aproximar a Prefeitura da comunidade. “Esta é uma excelente oportunidade para a comunidade apresentar suas demandas e esclarecer dúvidas relacionadas a todas as secretarias municipais. “Nós registramos as solicitações e as direcionamos às respectivas secretarias”, disse.
Urbana terá coletor de eletroeletrônicos
Em mais uma edição do projeto Participa Natal nos Bairros, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, estará com um espaço para fazer solicitações de limpeza, tirar dúvidas e falar sobre educação ambiental, além do recebimento de lixo eletroeletrônico, também conhecido como e-lixo.
“Estamos levando a cada “Participa Natal nos Bairros” um coletor, para que a população possa colaborar com o meio ambiente e com a limpeza da cidade, levando os resíduos eletroeletrônicos que possuem em casa para nosso stand”, diz Joseíldes Medeiros, presidente da Urbana.
A população poderá fazer o descarte na Escola Municipal Emmanuel Bezerra levando resíduos como rádios, fones de ouvido, liquidificador, secador de cabelo, mouse, ferro elétrico, câmera digital, webcam, celular, carregador de equipamentos eletrônicos, computador, tablet, impressora, monitor, notebook, pendrive, lanterna. Para equipamentos maiores, como máquina de lavar, geladeira, televisor de tamanho maior, entre outros equipamentos, há a disponibilização do Ecozap, através do número 99966-4010 para agendamento e posterior recolhimento a custo zero para a população.
A lei federal que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, diz que a coleta e destinação correta destes resíduos não é uma responsabilidade do poder público, sendo responsabilidade das empresas geradoras (privadas ou públicas) e dos fabricantes no caso de produtos de consumo domiciliar.