Com crescimento de 300% nos atos eletrônicos de compra e venda de imóveis, procurações, divórcios e inventários, Natal recebe evento que apresentará novos serviços digitais à população. Cúpula do Judiciário potiguar, prefeito de Natal e maior influenciador do cenário econômico brasileiro são presenças confirmadas no evento que ocorre nos dias 27 e 28 de outubro.
Com mais da metade dos Cartórios de Notas do Rio Grande do Norte integrados à plataforma eletrônica nacional de escrituras de compra e venda de imóveis, divórcios, inventários, testamentos, uniões estáveis, entre outros atos, e um aumento de mais 300% na prática de atos digitais no Estado, a cidade de Natal recebe hoje (27) e amanhã (28), o Seminário Nacional do Notariado, evento que reunirá tabeliães de notas de todo o país, magistrados, advogados e especialistas na área para debater e apresentar as novas ferramentas digitais que estarão à disposição da população potiguar.
Desde o início da operação da plataforma eletrônica nacional e-Notariado (www.e-notariado.org.br), que congrega os Cartórios de Notas de todo o país, o Rio Grande do Norte registrou um aumento de mais de 301% na prática de atos eletrônicos, passando de 110 atos mensais em maio de 2021 para mais de 442 em setembro deste ano, o que representa cerca de 54% do total de atos praticados no Estado. Entre aqueles mais praticados estão as escrituras públicas, seguidas pelas procurações, certidões e autenticações.
O evento, que será realizado no hotel Wish (Via Costeira Senador. Dinarte Medeiros Mariz, 5525, Parque das Dunas, Natal/RN), e que tem abertura oficial programada para às 19h do dia 27 de outubro, contará com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e da cúpula do Judiciário potiguar, entre eles o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RN, desembargador Cornélio Alves, e o vice-presidente, desembargador Expedito Ferreira de Souza. Também são presenças confirmadas os desembargadores Vivaldo Pinheiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJ/RN), Gilson Barbosa, eleito novo corregedor-geral da Justiça do RN, e Virgilio Macedo.
Impulsionado pela pandemia da Covid-19, que durante os anos de 2020 e 2021 fez com que o distanciamento presencial evitasse o alastramento da doença, os Cartórios de Notas brasileiros remodelaram seus serviços, instituíram uma plataforma nacional para a prática de atos digitais, que hoje congrega 100% dos atos em meio eletrônico, entre eles os de reconhecimento de firmas, autenticações de documentos, procurações, testamentos, e as escrituras públicas de compra e venda, doação, inventário, partilha, divórcio e união estável.
“Trata-se de uma verdadeira revolução que se operou na atividade notarial brasileira”, explica o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Norte (CNB/RN), Sérgio Procópio. “Hoje o cidadão consegue realizar 100% dos serviços dos Tabelionatos de Notas sem sair de casa, com a mesma segurança que teria se estivesse presencialmente na sede do cartório, utilizando o que há de mais moderno em termos de tecnologia, como a rede blockchain, o certificado digital e uma videoconferência com o tabelião de sua confiança”, completa.
O evento terá ainda a participação de importantes nomes da atividade econômica e jurídica do país, entre eles Ricardo Amorim, eleito pela Forbes o economista mais influente do país e maior influenciador brasileiro no Linkedin, a jurista e presidente da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS), Regina Beatriz Tavares da Silva, e representantes dos notariados da Espanha, Portugal, Colômbia e França.