Os guardas municipais de Natal passam a contar com um sistema de teleacolhimento implantando pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). O sistema é operado pelos profissionais do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam) e é voltado aos guardas e seus familiares que tiverem exames de Covid-19 (Coronavírus) positivados.
O plano é trabalhar medidas preventivas, ajudar no diagnóstico, esclarecer dúvidas e buscar suprir as necessidades psicológicas e físicas pelas quais, possivelmente podem passar os guardas municipais e familiares com sintomas do Covid-19.
A secretária da Semdes, Mônica Santos, informou que a intenção é monitorar os casos de agentes infectados e suspeitos, buscando priorizar o acolhimento desse público com a escuta e o apoio institucional para o enfrentamento dessa pandemia. “Os guardas municipais fazem parte de uma das categorias que estão na linha de frente ajudando diariamente a sociedade neste momento difícil que passamos e o teleacolhimento é mais um apoio a esses profissionais que merecem toda a admiração do cidadão”, explicou.
Já a coordenadora do Nasgam, psicóloga Fátima Miranda, comunicou que o sistema de teleacolhimento vai funcionar de segunda a sábado das 9h às 19h, e os profissionais vão está sempre monitorando, por meio de ligações, os guardas afetados pela pandemia. “Esse acolhimento será de tranquilizar e amenizar a dor que o guarda municipal está passando e dizer que estamos aqui à disposição para ajudá-lo da melhor forma possível. Vamos acolher rotineiramente os nossos colegas que estiverem infectados, entrando em contato e eles também podem nos buscar sempre que precisarem”, comentou.
Outra ação já acionada pelo Nasgam foi a solicitação de 1.500 exames rápidos de Covid-19 que será direcionado a testagem do efetivo da Guarda Municipal do Natal. O teleacolhimento é operado por toda a equipe técnica do Nasgam, que conta com profissionais nas áreas de psicologia, nutrição, fisioterapia, enfermagem e práticas integrativas.