Aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) mais uma reunião entre a Semarh, Funasa e Consórcios Intermunicipais de Resíduos Sólidos do Alto Oeste e do Seridó sobre a implantação dos sistemas de aterros sanitários das respectivas regiões.
A reunião faz parte de um cronograma de atividades para cumprimento do convênio com a Funasa, cujos projetos preveem implantação de dois aterros sanitários e de estações de transbordo que beneficiarão 25 cidades no Seridó´ e 44 no Alto Oeste.
Entre os avanços nas discussões, está o andamento dos projetos estrutural e elétrico das estações de transbordo, além da definição da forma de contratação da empresa responsável por elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo relatório, o EIA/RIMA, do sistema de Aterro do Alto Oeste.
“Estamos dando continuidade ao cronograma proposto, com reuniões quinzenais, sendo que nosso próximo passo é a entrada efetiva dos consórcios no convênio, por meio de aditivo legal, o que vai beneficiar ainda mais o processo de implementação desses aterros”, esclarece Robson Henrique, coordenador de meio ambiente e saneamento da Semarh (Comeas).
Além da equipe da Comeas, participaram da reunião engenheiros da coordenação de infraestrutura (Coinfra) e Assessoria Técnica da Semarh, além de Alexandre Marcos, técnico da Funasa e Tatiane Dantas, assessora jurídica dos Consórcios.
O Governo do RN, através da Semarh, já elaborou o projeto executivo do Seridó´ e o projeto básico do aterro que vai atender o Alto Oeste. No total, o governo do RN irá investir R$ 3 milhões de reais como contrapartida ao convênio que tem o valor total de R$ 22 milhões.