Sem mais vacinas em estoque, a prefeitura de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, suspendeu a aplicação da segunda dose da CoronaVac no município. Na manhã desta quarta-feira (28), várias pessoas ainda foram aos pontos de vacinação para tentar tomar o imunizante, mas não foram atendidas.
A vacinação com primeira e segunda dose com a vacina de Oxford/AstraZeneca continua no município.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estoque da CoronaVac acabou nesta terça-feira (27) e ainda não há previsão de prazo para chegada de mais doses. Por causa da limitação, o município estava vacinando apenas pessoas no 28º dia após a aplicação da primeira dose.
“Para hoje, o público estimado era de quase 2 mil pessoas, e ontem cerca de 900 ainda faltaram. A gente distribuiu fichas e essas pessoas terão prioridade”, afirmou a coordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim, Thuliane Lopes.
Capital do estado, Natal suspendeu aplicação da segunda dose da CoronaVac pela terceira vez na segunda (26). Mossoró, no Oeste potiguar, também suspendeu a vacinação no mesmo dia.
Na terça, pontos de vacinação de Parnamirim tiveram tumulto, aglomeração e filas de mais de 6 horas. A aposentada, Noemia Maria da Paz, de 69 anos, que buscava tomar a segunda dose da CoronaVac, chegou às 6h30 e só conseguiu ser vacinada às 13h15.
A coordenadora municipal afirmou que o problema é nacional e que o município solicitou a liberação da reserva técnica do estado para continuar a aplicação, porém, ainda não recebeu resposta.
“A gente esgotou ontem nossa reserva de coronavac. Ontem mesmo a gente solicitou uma nova remessa da reserva técnica do estado e estamos aguardando a resposta. As pessoas que estavam ontem na fila e não foram contempladas, a gente distribuiu umas fichas de prioridade para a gente aguardar ou não a reserva técnica. Caso libere, essas pessoas terão prioridade”, reforçou.
G1RN