Um grupo de banhistas foi flagrado subindo o Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, na tarde desse domingo (04). Vídeos mostram a ação das pessoas em um dos principais cartões postais da cidade.
O acesso ao Morro do Careca foi proibido por lei há 25 anos, ainda em 1997. Na tentativa de impedir o acesso foi instalada uma cerca. No entanto, o equipamento não dá conta de bloquear a passagem das pessoas. Além disso, há placas de proibição no pé do morro.
O diretor-técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Werner Farkatt, esclareceu como funciona a proteção na área do Morro do Careca.
“O mais importante é entender que o Morro do Careca, além de um elemento cênico importante para a cidade de Natal, ele está contemplado como uma unidade de conservação estadual e uma zona de proteção ambiental pelo município de Natal, além de ser uma área militar, de responsabilidade da Aeronáutica”, explicou.
Farkatt falou ainda como o órgão atua no combate ao acesso ao morro. “O que o Idema tem feito é uma ação conjunto entre todos esses atores no acompanhamento da intervenção no morro, bem como nossa equipe de fiscais juntamente com a polícia ambiental tem feito inúmeras inserções na área para evitar que as pessoas destruam esse patrimônio”, declarou.