O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, afirmou que o derramamento de esgoto em trecho da engorda da praia de Ponta Negra vai ser ‘rigorosamente’ apurado. Por meio de publicações nas redes sociais nessa quinta-feira (24), Mesquita afirmou que a Caern foi intimada para realizar a limpeza completa da faixa atingida e uma multa que pode variar de R$ 5 mil a R$ 50 mil vai ser aplicada contra a Companhia.
Na manhã dessa quinta-feira (24), segundo o secretário, uma equipe da fiscalização ambiental esteve no local afetado para avaliar os danos causados e coletar material para análise. O objetivo é produzir um laudo conclusivo sobre o tipo de efluente lançado e o impacto ambiental causado.
Em nota, a Caern confirmou que recebeu a intimação da Semurb e vai apresentar sua defesa técnica “dentro do prazo estabelecido”. Aliado a isso, o Órgão assegurou ter resolvido o problema do esgoto no local.
“A empresa atuou conforme as normas, corrigindo o problema de forma imediata e eficiente, em tempo recorde, e cumpriu com todas as determinações legais, contratuais e regulatórias. A Companhia reafirma seu compromisso com a boa prestação de serviços e com a população”, disse.
O titular da Semurb, por sua vez, reiterou que a pasta continuará monitorando a área e tomando as medidas legais cabíveis para assegurar a preservação ambiental e a segurança no local. “O crime ambiental causado à praia de Ponta Negra pela Caern será rigorosamente apurado”, afirmou.
Tribuna do Norte