SELO BLOG FM (4)

Segurança Pública define operação especial para manifestação de domingo em Natal

REPRESENTANTES DE ORGÃOS DE SEGURANÇA FEDERAL ESTADUL E MUNICIPAL ESTIVERAM REUNIDOS DURANTE A MANHÃ DE HOJE (11). (FOTO: ASSESSORIA/SESED)

REPRESENTANTES DE ORGÃOS DE SEGURANÇA FEDERAL ESTADUAL E MUNICIPAL ESTIVERAM REUNIDOS DURANTE A MANHÃ DE HOJE (11). (FOTO: ASSESSORIA/SESED)

 

O plano de segurança para manifestação popular prevista para ocorrer neste domingo (13), a partir das 15h, na Praça Cívica, em Natal, foi discutido nesta manhã (11), no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), em Natal, com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Cosern e da Prefeitura de Natal (Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano).
O GGI-E será ativado durante todo o dia visando facilitar a comunicação entre os órgãos envolvidos na operação, além disso, um grande aparato de segurança, semelhante ao ocorrido nas manifestações de 2015, será implantado nesta ação visando garantir à ordem pública e um protesto pacífico. Um efetivo de cerca de 500 profissionais extras, entre agentes de segurança pública, trânsito e da Companhia Energética do RN, está sendo disponibilizado pelos governos Federal, Estadual e Municipal especialmente para o evento.
A Polícia Civil atuará com uma Delegacia Móvel completa, que funcionará nas proximidades do Colégio Atheneu, com delegados, agentes e escrivães. Além disso, equipes extras da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deicor) e profissionais velados do serviço de inteligência estarão circulando no evento. O funcionamento das delegacias de plantão Zona Norte e Sul ocorrerá normalmente. Ao todo, a Polícia Civil contará com 30 policiais envolvidos na operação.
A Polícia Militar e os Bombeiros contarão com diversas unidades operacionais distribuídas em pontos estratégicos do percurso. Somente a PM estará com um efetivo extra de 359 policiais, sendo deste total, 54 do Comando de Policia Rodoviária Estadual (CPRE) e os demais do Comando de Policiamento Metropolitano. Barreiras policiais serão montadas no perímetro da Praça Cívica, que envolve as avenidas Afonso Pena e Deodoro e as ruas Mipibú e Seridó, onde ocorrerão abordagens a veículos e pessoas em atitude suspeita. Já os bombeiros atuarão com cerca de 20 militares especializados no atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio. Além disso, toda a tropa se manterá de sobreaviso para qualquer necessidade de acionamento imediato.
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) irá disponibilizar uma Plataforma de Observação Elevada (POE) que estará transmitindo imagens em tempo real para o Centro de Comando e Controle Móvel onde estarão os comandantes das unidades operacionais. O Itep terá um reforço nas áreas de identificação criminal, médico legista e perícias.
A PRF manterá, por cautela, uma equipe de prontidão na BR 101 e reforçará as barreiras de São José de Mipibú, Macaíba e São Gonçalo. A STTU ficará responsável pelo desvio dos fluxos de trânsito, principalmente relacionado ao itinerário dos ônibus.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui