Imagine esta situação: um funcionário alega ter realizado horas extras não pagas e apresenta um apontamento de ponto manual, ilegível e sem data. Como comprovar a jornada de trabalho real? Essa é uma das maiores preocupações das empresas, principalmente aquelas de terceirização de mão-de-obra, que enfrentam desafios como o controle preciso da jornada de trabalho, gestão de contratos em conformidade com a legislação e a necessidade de gerenciar equipes em múltiplos locais. Tudo isso pode ser alvo de demandas trabalhistas, com custos elevados para as empresas. Mas há uma solução definitiva para evitar esse tipo de problema.
A Faceponto, empresa genuinamente potiguar, oferece uma plataforma em que todos os registros de ponto são eletrônicos, legíveis, inalteráveis e armazenados em nuvem de forma segura, garantindo a integridade dos dados e a segurança jurídica. Tudo está em conformidade com a legislação trabalhista ao atender rigorosamente as exigências da Portaria nº 671 e do Decreto nº 10.854. Com isso, o sistema é caracterizado como um Registrador Eletrônico de Ponto por Programa (REP-P). Além disso, a plataforma oferece precisão e integridade nos dados, que são auditáveis a qualquer momento.
“O software da Faceponto foi registrado no INPI, garantindo a segurança e a conformidade legal. Além disso, implementamos funcionalidades específicas, como a geração do sequencial e do hash de cada registro de ponto. Essas medidas proporcionam aos nossos clientes a tranquilidade de estarem em total conformidade com a legislação vigente, ao mesmo tempo em que beneficiam de uma solução robusta e tecnologicamente avançada”, disse o CEO da empresa, Cássio Leandro.
A empresa JMT Service, que trabalha com terceirização de mão-de-obra nas áreas da educação, saúde, infraestrutura e administrativa foi a primeira a implantar o sistema da Faceponto e acompanhou o aperfeiçoamento das ferramentas criadas dentro da plataforma.
“Com as constantes evoluções, nos beneficiamos com resultados na execução das nossas atividades diárias. É um sistema completo, onde conseguimos ter melhor gestão da jornada dos colaboradores, agilidade nas marcações de registro dos pontos diários, controle de escalas de trabalho, férias, absenteísmo, entre outras coisas”, enfatizou João Victor Alves, diretor da empresa.
A Neutron Segurança Privada, que tem representação no Rio Grande do Norte, na Paraíba, na Bahia e em São Paulo conseguiu economizar 50% do tempo na gestão de ponto e eliminou o uso diário de papéis, representando um lucro de mais de 3% ao ano no Departamento Pessoal com o uso da tecnologia Faceponto.
A empresa também garantiu a precisão e a conformidade dos registros de ponto, especialmente em locais onde não há um controle físico rigoroso. A Faceponto utiliza recursos como a geolocalização e reconhecimento facial. A geolocalização permite confirmar que os pontos são batidos no local correto, evitando fraudes. O reconhecimento facial assegura que o registro foi feito pelo colaborador autorizado. O armazenamento seguro, com criptografia de dados, protege as informações contra acessos não autorizados.
“Utilizamos uma cerca virtual, delimitando onde o empregado obriga-se a registar o ponto diante de sua prestação de serviços em nossos clientes. O operador da Faceponto, pode configurá-la em torno do endereço onde um empregado deve registrar o ponto e recebemos alertas quando o empregado registra o ponto dentro ou fora da cerca virtual”, explicou Shylana Medeiros, do setor de administração da Neutron Segurança Privada.
Mais sobre a Faceponto
A Faceponto oferece uma plataforma que utiliza inteligência artificial e atua de ponta a ponta (end-to-end) no RH, desde o gerenciamento da jornada de trabalho da equipe, até a supervisão de atividades que, hoje, ainda podem ser realizadas de forma manual e onerosa.
Os pontos podem ser registrados através do smartphone do próprio colaborador, notebook ou tablet, num sistema multiplataforma, através da instalação do aplicativo.
Hoje, dentro do sistema Faceponto, é possível encontrar soluções para as áreas de folha de pagamento, RH, departamento pessoal, contábil, saúde e segurança do trabalho, dentre outras. Isso já rendeu premiações de relevância internacional em eventos da construção civil, bares e restaurantes e tecnologia. Mais informações em faceponto.com.br ou pelo @faceponto.