Em entrevista à TV Tropical nesta sexta-feira (09), o secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, disse que pelo menos 555 escolas estaduais estão prontas para a retomada das aulas presenciais. No entanto, segundo ele, ainda falta a liberação por parte do comitê científico do estado.
“Nós estamos com 555 escolas prontinhas. Quem quiser visitar qualquer uma, as escolas estão lá. Só temos cinco em Natal que não estão concluídas, mas estamos preparando. Se o retorno puder ser feito tão logo o comitê resolva que é hora de retomar, nós estamos prontos”, afirmou.
De acordo com Marques, a liberação para alunos de anos iniciais nas escolas privadas está relacionada à quantidade de estudantes nesses níveis. Na segunda-feira (05), o Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou uma Ação Civil Pública (ACP) para que o governo estadual seja obrigado a permitir o retorno das aulas presenciais.
“Na realidade, a solicitação do MP é para que se abra as escolas públicas e privadas, em todos os níveis, de forma gradual. Isso é o que nós temos no nosso protocolo desde agosto. Um protocolo que foi trabalhado com todas as entidades – municipais, estaduais, universidades, alunos, professores. Logicamente, o MP coloca a questão de entender que é desigual por ter escolas privadas que foram autorizadas”, declarou.
Sobre isso, o secretário ainda acrescentou que, no caso das escolas públicas, “é porque nosso comitê de saúde está colocando a questão da saúde e envolvendo também as questões socioeconômicas. Esses primeiros anos de ensino inicial são menos alunos e provocariam menos aglomerações”, explicou.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN) é contra a retomada das aulas antes da vacinação dos profissionais. De acordo com o Getúlio Marques, caso haja a retomada das aulas, será feita uma negociação com a categoria. “O sindicato está colocando a defesa da categoria, considerando as questões pandêmicas, e tem a sua posição que não é a mesma da minha. Na hora que o comitê disser que existem condições, como secretário, eu vou sugerir o retorno e novamente negociar com o sindicato”, pontuou.
Marques ainda reforçou que as aulas não foram retomadas por falta de autorização. “O que está impedindo o retorno é a autorização das autoridades sanitárias que é possível retornar”, finalizou. Nesta sexta-feira (09), o Rio Grande do Norte superou os 205 mil casos confirmados de covid-19 e 4.835 mortes provocadas pela doença.
Portal da Tropical