A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e do Núcleo de Vigilância de Animais Peçonhentos (NVAP), alerta à população sobre o risco de acidentes por escorpiões e os cuidados necessários para evitar esses acidentes. O clima quente e úmido favorece o surgimento desses animais. Os escorpiões são animais peçonhentos de hábito noturno e saem de seus esconderijos em busca de alimento (pequenos insetos), encontrando nas residências o ambiente ideal para sua estadia. Com isso, aumentam os riscos de acidentes, que podem se agravar quando as vítimas são crianças, idosos, ou pessoas com a imunidade suprimida.
De acordo com o chefe da UVZ, Jan Pierre, nos casos de acidentes, a recomendação é ir imediatamente aos serviços de saúde de referência mais próximo de sua residência como as UPAs da Cidade da Esperança, Potengi, Pajuçara e Satélite (Sul). Após avaliação e haja a necessidade de soro deverá ser referenciado para o Hospital Giselda Trigueiro em caso de acidentado adulto ou o Hospital Maria Alice Fernandes para acidentado infantil. A orientação da UVZ é, se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie, com o nome do acidentado, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente e otimizando a vigilância desses animais no município.
A UVZ recomenda manter os cuidados como, conservar o quintal limpo; não acumular entulho ou restos de obra dentro de casa; evitar deixar sapatos embaixo de móveis; estar atento à parte interna das cortinas; fechar os ralos e eliminar as baratas, que servem de alimento para os escorpiões. Para informações ou esclarecer dúvidas, entrar em contato nos telefones, 3232-8235 (Whatsapp) de segunda a quinta de 8:00 às 16:00 e na sexta de 8:00 às 12:00, na UVZ Norte, que fica localizada na Avenida das Fronteiras, 1526, Potengi, Distrito Sanitário Norte II.