Secretaria de Tributação de Natal registrou uma aglomeração de pessoas, principalmente na sua entrada, durante esta segunda-feira (11) – último dia do prazo para contribuintes da cidade pagarem o IPTU 2021 com desconto de 16%. O prédio fica no bairro Tirol, na Zona Leste da capital.
De acordo com a secretaria, a ideia era de que nem existisse fila, uma vez que, conforme o órgão, os carnês foram enviados para as casas dos contribuintes pelos Correios e tudo pode ser resolvido à distância. Na prática, usuários afirmaram que não conseguiram realizar o pagamento.
O comerciante autônomo Isac Souza foi um dos que tentou nem chegar perto da secretaria, mas disse que não teve outra alternativa. “Eles dizem que os Correios entregam, mas não chegou na minha casa. E fui tentar pela internet, mas trava tudo”, justificou.
A aposentada Maria Alba passou pela mesma situação, sem receber o carnê em casa, nem conseguir pagar pela internet. Ela foi à secretaria, porém, ao se deparar com a aglomeração, desistiu de ficar na fila, por causa do perigo de transmissão da Covid-19.
“Sou cardíaca, diabética. Não vou ficar nessa multidão pra pegar o vírus. Vou para a igreja e, mais tarde, volto. Se a fila melhorar, bem. Mas se não, melhor perder os 16% do que a saúde”, comentou.
Perto dos 80 anos, o aposentado Benedito da Silva disse que não tem acesso a internet e enfrentou a fila. “Falta de respeito. Ninguém se interessa em fazer nada pelo idoso. É em qualquer canto: transporte, repartição pública. Se for reclamar é pior”, disse.
G1RN