A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) registrou durante a Operação Eleições 2020, realizada em todo o Estado do Rio Grande do Norte, 56 ocorrências diretamente ligadas ao pleito eleitoral. Desse total, 27 resultaram em prisão ou condução à delegacia, sendo 4 candidatos e 23 eleitores. Os tipos de crime que mais foram constatados nas delegacias são: 19 bocas de urna, 9 crimes de desobediência, 5 compras de voto, 3 registros de ameaças e 2 de homicídios tentados contra candidatos.
O Governo do Estado, por meio da Sesed, realizou a ação de maneira integrada, envolvendo todas as instituições de segurança pública estaduais, Forças Federais e as guardas municipais. Cerca de 15 mil agentes participaram da operação durante todo o final de semana, dando cobertura a 1.539 locais de votação em 167 cidades.
A atualização dos índices também recebeu novas informações das ocorrências, o que resultou em esclarecimentos de condutas e imputações corretas em determinadas ações. Confira a lista atualizada de números e ocorrências nas eleições 2020 atualizadas pela Sesed:
Crimes contra candidatos
- 3 ameaças contra candidatos
- 2 homicídios tentados (sendo um desses registrado em outubro)
Crimes eleitorais
- 19 bocas de urna
- 9 desobediência às ordens
- 5 compras de voto
- 2 transporte de eleitores
- 2 impedimento ou embaraço ao exercício do voto
- 2 falsidade ideológica
- 2 fatos e imputações inverídicas (fake news)
- 1 Desordem que prejudique os trabalhos eleitoral
Crimes comuns relacionados às eleições
- 4 lesões corporais
- 4 ameaças
- 1 homicídio tentado