SELO BLOG FM (4)

Secretaria de Esportes e Lazer e IFRN-Centro Histórico apresentam diagnóstico do município e proposta de Plano Municipal de Lazer e Esporte para Macaíba

FOTO: EDEILSON MORAIS

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, representada pelo secretário Sócrates Garcia, e equipe do IFRN-Centro Histórico de Natal, apresentaram um diagnóstico do município e uma proposta de Plano Municipal de Lazer e Esporte para Macaíba, nesta quinta-feira (4), no Palácio Auta de Souza. O prefeito Emídio Jr esteve presente na apresentação e participou da discussão sobre a construção do plano.

O trabalho apresentado é uma cartografia das políticas públicas, espaços, equipamentos e instrumentos normativos do município, indicando potencialidades para a criação de estratégias de promoção do lazer e do esporte em Macaíba, a partir de características e interesses da população macaibense, e formas de captação de recursos com empresas e entidades parceiras para desenvolvimento de políticas públicas. O objetivo da Secretaria de Esportes e Lazer é que o Plano, após ajustes, seja apresentado em audiência pública na Câmara de Vereadores para votação e posterior aplicação no município.

A equipe do IFRN que realizou os estudos é composta pelas estudantes Liliane Gomes e Beatriz Pinto, do curso superior de Tecnologia de Gestão Desportiva e de Lazer, sob coordenação da professora Aniele Assis e dos professores Augusto Dantas e Marcos Faria. O professor Augusto destacou o potencial de Macaíba para o desenvolvimento de ações de lazer e esporte. “O potencial é alto, promissor, real. Porque Macaíba já possui equipamentos naturais e culturais, boa posição geográfica, indústrias, território e uma gestão interessada nesse potencial”, declarou o docente.

O secretário Sócrates Garcia declarou sobre a importância da elaboração do planejamento. ”A construção do Plano é extremamente importante porque é a garantia da institucionalização das políticas públicas do esporte e do lazer. Essa parceria com o IFRN tem duas vantagens muito claras: a construção do Plano em si e a construção de um Plano que atenda as necessidades reais do município, haja vista que fizemos juntos um diagnóstico de cada espaço de esporte e lazer existente. Fico muito feliz de estar participando desse momento. Esse foi o primeiro passo e mais importante. Agora nós vamos ajustar essa proposta, levar para a audiência pública  da Câmara Municipal e, se Deus quiser, até o final do ano, estaremos implantando esse Plano que vai servir, não só para proporcionar essas políticas, mas como referência para outros municípios”, declarou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui