A Secretaria Municipal de Educação de Natal, através do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), realizou na noite da terça-feira (10), o “I Seminário Literatura em Cenas” com a participação online de 136 integrantes, entre gestores, assessores pedagógicos e professores. O evento virtual ocorreu com a socialização de ações literárias de quatro unidades, sendo a Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra (zona Sul); Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura (zona Oeste); Escola Municipal Joaquim Honório (zona Leste) e a Escola Municipal Jornalista Erivan França (zona Norte).
Na abertura, a assessora pedagógica Adriana Ferreira disse que cada escola teria 15 minutos de apresentação, mostrando os projetos realizados junto aos alunos e socializando suas atividades e a importância da leitura, trabalhos que foram planejados e aplicados durante o contexto pandêmico e ou anterior à pandemia. Em seguida, a diretora do DEF, Jeane Lopes da Silva, destacou a importância das apresentações escolares e o partilhamento didático das quatro unidades de ensino da rede, incentivando a leitura literária antes e durante a pandemia, como porta para o conhecimento na vida escolar.
A E. M. Prof. Arnaldo Monteiro Bezerra apresentou o tema “Literatura no cenário pandêmico fortalecendo vínculos”. Os objetivos do projeto foram ampliar a visão do mundo por meio da literatura como fonte de emoções; exercício da fantasia da imaginação no cenário pandêmico; estimular o prazer pela leitura e possibilitar produções orais e escritas em outras linguagens, compreendendo a leitura como uma forma de perceber seu entorno e as possibilidades de mudança.
A gestora pedagógica, Simone Rodrigues, contou que “escolhemos esse título, porque durante esse período da pandemia, nós estivemos desenvolvendo um trabalho muito próximo com nossa comunidade escolar, através de grupo de whatsApp. Foi um trabalho muito gratificante, onde fortalecer esses vínculos afetivos, consideramos que foi a principal atividade que a escola tinha a realizar enquanto fosse durar esse isolamento social, trabalhando muito com livros de autores potiguares”.
Outra unidade escolar a se apresentar foi a Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura com o tema “Tenda Literária diferentes vozes para construir histórias”. O objetivo principal do projeto foi motivar os educandos buscar a leitura através do conhecimento de autores que têm as suas histórias próximas do universo dos alunos, história sobre infância, família, ética e moral; histórias para diversão e possibilitar o entusiasmo e a construção de novos conhecimentos e o gosto pela leitura.
“A ideia do projeto surgiu exatamente a partir das dificuldades e o desejo e a necessidade de trabalhar literatura na escola, motivou toda equipe escolar no engajamento que deu origem ao projeto Tenda Literária. A despeito de condições adequadas, iniciou-se o trabalho nas salas de aula, partindo das sequências didáticas e combinando com o compartilhamento de apresentações realizadas na rua sob uma tenda, montada na frente da escola, propiciando a participação dos envolvidos e de toda comunidade escolar”, explicou a professora Norma Castro.