Assessores pedagógicos, coordenadores, e diretores regionais de diferentes municípios do Estado reuniram-se, na última semana, em mais um encontro de “Formação de Implementação do Novo Ensino Médio”, inciativa promovida pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), cujo objetivo é orientar os profissionais da educação no que se refere às mudanças propostas pela nova legislação para o ensino médio.
Realizado na Escola Estadual Professor Floriano Cavalcanti, no bairro de Capim Macio em Natal (RN), o encontro teve duração de dois dias, iniciando suas atividades na última quarta-feira (27) e finalizado sua programação na tarde do dia seguinte (28). O secretário de Educação do RN, professor Getúlio Marques, acompanhou as atividades realizadas. “Trata-se de um novo momento que será feito, em nossa rede, por todos nós. Contamos com as contribuições de cada um para que o Novo Ensino Médio seja implementado respeitando a diversidade das unidades de ensino estaduais”, frisou o titular da SEEC.
Organizada pela Subcoordenadoria de Ensino Médio (Suem), a formação englobou uma série de atividades envolvendo oficinas, palestras, mesas-redondas e socializações, que buscam dialogar com as novas propostas de ensino médio para o ano de 2020.
De acordo com o educador Manoel Neto, a formação realizada tem como objetivo principal discutir com os profissionais da educação a respeito das novas mudanças para o ensino, porém, trata-se também de um momento para receber contribuições e opiniões dos participantes, afim de se delinear uma proposta baseada na realizada do estado potiguar.
“A ideia desse enc0ntro é receber contribuições para o desenho de uma proposta potiguar para o Novo Ensino Médio. Além disso, também buscamos apontar algumas ações a serem desenvolvidas em 2020 com as escolas do Programa Novo Ensino Médio”, explica o técnico da Suem, que esteve presente durante todo o encontro.
Novo Ensino Médio
Apresentado na forma de lei – nº 13.415/2017 – o Novo Ensino Médio tem por objetivo promover uma mudança na estrutura da oferta do Ensino Médio no país, tendo em vista a ampliação do tempo do aluno na escola, por meio da proposta de uma carga horária de 1000 horas anuais (atualmente são 800 horas) até 2022. Além disso, a proposta também prevê a inserção de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e itinerários formativos com foco na educação técnica e profissional.