O Sebrae destacará o Geoparque Seridó, a Rota do Queijo e da Cerveja Potiguar além de outras iniciativas voltadas para o fortalecimento do turismo no Rio Grande do Norte Natal – O Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) estará presente na edição especial de 10 anos da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), reiterando seu compromisso em impulsionar as cadeias produtivas como atrativos turísticos no estado. Com entrada gratuita, o evento, apoiado pelo Sebrae em todas as suas edições, proporciona um ambiente de integração e oportunidades tanto para empreendedores quanto para visitantes interessados no potencial turístico local. O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de abril, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.
De acordo com o gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, a Femptur proporciona uma valiosa oportunidade de aproximação entre os agentes do setor.
“Ao reunir não apenas turistas e empreendedores, mas também moradores locais interessados em descobrir novos produtos e roteiros turísticos do nosso estado, a feira se torna um importante ponto de encontro entre oferta e demanda. Essa interação impulsiona o desenvolvimento e a divulgação dos produtos turísticos da região, contribuindo para a expansão do mercado e o fortalecimento da economia local.”, destacou.
Os visitantes do espaço do Sebrae-RN terão a oportunidade de explorar mais uma vez todo o potencial do Geoparque Seridó, reconhecido pela Unesco como um dos geoparques de interesse mundial. Este sítio abrange uma vasta área de 2.800 quilômetros quadrados, englobando os municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. Cada um desses lugares possui características distintas, marcadas por culturas e comportamentos singulares que contribuem para a riqueza da região do Seridó potiguar como um todo.
Outro destaque da exposição é a Rota do Queijo Potiguar, uma iniciativa que, embora ainda em fase de desenvolvimento, já conquistou protagonismo entre as iniciativas do Sebrae-RN. A Rota do Queijo Potiguar tem como objetivo fomentar o turismo cultural e gastronômico no Rio Grande do Norte, proporcionando aos visitantes a chance de explorar as histórias, os métodos de produção e os sabores distintivos dos queijos e seus derivados locais.
Destacando ainda mais a diversidade gastronômica do Rio Grande do Norte, a Femptur reservará um espaço especial para a Rota da Cerveja Potiguar, um circuito de visitação que reúne as cervejarias artesanais locais. Celebrando a diversidade e o talento dos produtores de artesanato potiguar atendidos pelo Sebrae-RN, durante o evento uma variedade de peças artesanais será apresentada na exposição Tramas do RN.
Turismo de Base Comunitária
Na 10ª Femptur, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer os resultados do projeto voltado para o Turismo de Base Comunitária. Fruto da parceria entre o Sebrae e o governo estadual, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), o projeto é desenvolvido com o objetivo de implementar ações estruturais e promover o turismo em comunidades tradicionais no litoral sul Potiguar.
O público terá a oportunidade de acompanhar os avanços de um trabalho de oito meses envolvendo três das quatro comunidades participantes: o Território Potiguara Catu e a Comunidade do Porto, ambas em Canguaretama, além da Comunidade Quilombola de Sibaúma, localizadas em Tibau do Sul.
“Mesmo em fase de roteirização, as comunidades já mostram avanços significativos, participando ativamente de eventos e construindo redes de contatos, o que é fundamental para fortalecer o turismo regional, promovendo a diversidade cultural e o patrimônio do Rio Grande do Norte”, afirmou a consultora responsável pelo projeto, Ana Rosa Proença.
O programa Agentes de Roteiros Turísticos, estratégia implementada pelo Sebrae Nacional e incorporada pelo Sebrae-RN, também estará em evidência, fortalecendo as ações de atendimento às pequenas empresas, as governanças regionais e Roteirização.
“Os agentes de roteiros turísticos têm desempenhado um papel fundamental na transformação do panorama turístico do RN. Com o objetivo de diversificar a oferta turística e fortalecer as governanças regionais, eles têm impulsionado a criação de novos roteiros e a promoção de destinos turísticos inteligentes”, destaca Yves Guerra.
Essa iniciativa, abrangendo onze regiões turísticas do estado, visa não apenas melhorar a experiência do turista, mas também potencializar o desenvolvimento econômico do Estado, ampliando as oportunidades de negócios e fortalecendo a competitividade regional.
Sobre a Femptur
A Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) é um evento anual que marca a agenda do turismo no Rio Grande do Norte. Iniciada há uma década, a Feptur tem se destacado como umas das principais oportunidades para a integração e interiorização do turismo no estado, reunindo gestores municipais, empresários, artesãos, e produtores locais em um único espaço.
Na última edição, o evento registrou a presença de 9.500 visitantes. Para este ano, a expectativa é receber aproximadamente 12 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação, que contará com a participação de cerca de 50 municípios. Além das atividades da feira, está prevista a premiação dos três melhores estandes, levando em consideração critérios como ambientação, originalidade e interatividade.
Além do Sebrae-RN, a realização da Femptur conta com apoio do Governo do Estado do RN, Prefeitura de Natal, Sistema Fecomércio, Banco do Nordeste, Serhs Natal Grand Hotel & Resort, Datashow Brasil e as entidades ABIH-RN e Natal Convention e Abav-RN.