SELO BLOG FM (4)

Sebrae e MDR firmam parceria para fortalecer cadeias produtivas em 58 municípios do RN

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) se juntaram para fortalecer as cadeias produtivas e as rotas de integração nacional da moda, cordeiro, queijo e mel envolvendo 58 municípios do Rio Grande do Norte. Nessa segunda-feira (28), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica pelo ministro do MDR, Rogério Marinho, e o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, em evento híbrido na sede do Sebrae, em Natal.

O propósito da parceria é fomentar o desenvolvimento econômico, urbano e regional, através do avanço do ambiente de negócios e políticas públicas, sustentabilidade e inovação nos pequenos negócios e potenciais empreendedores. No total, serão beneficiados 3.150 empreendimentos/produtos num prazo de dois anos.

De acordo com o ministro, o trabalho a ser desenvolvido com a parceria leva em consideração a produção e agregação de valor daquilo que os municípios produzem, unindo a expertise do Sebrae com o trabalho já desenvolvido pelo MDR, como o programa Rotas de Integração Nacional, que são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras.

“Vamos trazer a experiência e expertise do Sebrae na formação do desenvolvimento, do gerenciamento e na consultoria desses entes econômicos e empreendedores indentificados para fazer um trabalho de prospecção, treinamento e qualificação que venha a melhorar e agregar valor aos produtos”, explicou Rigério Marinho.

Para cada rota, já há direcionamento de recursos do MDR separadamente, segundo o ministro. “Entendemos que os grandes gargalos para as pequenas empresas que começam é a falta de planejamento e dessa qualificação para agregação de valor ao seu produto, incorporando inovações e tecnologia que são potencialmente relevantes para a mudança de cenários”, pontuou.

A ideia é que todo essa parceria sirva de plataforma inicial para ser expandida para todo o País, potencializando os pontos fortes e suprimindo os negativos, sendo o Rio Grande do Norte escolhido para o projeto piloto.

O diretor técnico do Sebrae nacional, Bruno Quick, disse que o próximo passo é levar para os estados da região Nordeste e destacou a união de forças.

“Estamos dando um passo que é um sonho antigo. Esse projeto é a face que a iniciativa ganha no Rio Grande do Norte, mas cada estado deverá ter sua face. Essa parceria promete ser uma mudança de patamar para potencializar rotas de integração”, enfatizou.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Marcelo Queiroz, também reforçou a importância da parceria para o desenvolvimento local.

“Acreditamos que o desenvolvimento local acontece com o fortalecimento das  potencialidades dos territórios e dos arranjos produtivos. Essas rotas e cadeias produtivas que o convênio vai englobar no nosso estado apresentam forte potencial de integração regional, sempre com o foco nos pequenos negócios”, avaliou Queiroz, que também preside o sistema Fecomércio/RN.

Com informações da Tribuna do Norte

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui