SELO BLOG FM (4)

Saúde: equipes do Governo e do Banco Mundial vistoriam Hospital da Mulher

EVENTO INTEGRA SEMANA DE MISSÃO REALIZADA PELO BANCO NO RN. FOTO: ELISA ELSIE

A primeira viagem da semana da Missão do Banco Mundial (BM) no Rio Grande do Norte ocorreu nesta terça-feira (29). A governadora Fátima Bezerra, o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, e o gerente do Projeto junto ao banco, Eirivelthon Lima, vistoriaram a construção do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró, ação viabilizada pelo Governo do RN por meio do Governo Cidadão e da Secretaria de Saúde do Estado (Sesap).

Acompanhados dos secretários estaduais Gustavo Coelho (Infraestrutura, sucessor de Mineiro na coordenação do Governo Cidadão) e Cipriano Maia (Saúde), e do especialista em Saúde, Operações e Finanças do BM, Ezaú Pontes, a visita técnica na região Oeste percorreu todas as dependências do prédio que abrigará a maior unidade de saúde do RN.

O Hospital da Mulher está sendo implantado com recursos estaduais via empréstimo com o Banco Mundial da ordem de R$ 134 milhões. Está 70% concluído e deve ficar pronto ainda este ano. Ao todo, serão mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. A meta é de 20 mil atendimentos anuais, de pacientes de mais de 60 municípios.

“Esta obra é prioridade do nosso governo, o legado que deixaremos às mulheres potiguares”, disse a governadora, na ocasião.

Entre os principais serviços em execução na área externa do hospital estão a pavimentação e a drenagem. No interior, já estão instalados os revestimentos cerâmicos, forros e equipamentos do sistema de climatização, elétrico e de elevadores. Os blocos A e D, dedicado às enfermarias, têm o serviço mais adiantado. Semanalmente, um relatório da obra é emitido para o coordenador do Governo Cidadão para garantir o cumprimento do cronograma.

Licitações

Estão programadas 16 licitações para compra de equipamentos, mobiliários e veículos para a unidade, que somam mais de R$ 40 milhões. Já foram adquiridos aparelhos de grande porte, como Raio X, que necessitavam estar no local antes das obras físicas serem erguidas.

Todas as licitações previstas contam com consultas públicas para dar transparência e promover uma ampla concorrência entre empresas do ramo hospitalar. Todo o processo é amparado pelas Diretrizes de Aquisições do Banco Mundial e passam por análises das áreas técnica e jurídica do Projeto Governo Cidadão.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui