
O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) elevou o tom contra o Supremo Tribunal Federal (STF) ao defender um novo pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes. Gonçalves afirmou que gostaria de ter vivido “em outro tempo” para retirar Moraes do cargo “de outra forma” e comparou o STF ao Cabaré Maria Boa, estabelecimento conhecido em Natal. Segundo o deputado, o local seria “mais moralizado” do que a Suprema Corte brasileira.
As declarações foram feitas durante apresentação de um novo pedido de impeachment contra Moraes. Entre os políticos do RN que apoiam a iniciativa estão o pré-candidato ao Governo do RN, senador Rogério Marinho (PL) e os deputados federais Carla Dickson (União) e General Girão (PL). No evento, no entanto, apenas Gonçalves e Girão estiveram presentes.
O pedido tem como base suspeitas levantadas sobre uma suposta atuação de Alexandre de Moraes em processos envolvendo o Banco Master. Reportagem do jornal O Globo citou contatos entre o ministro e Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central.
Tanto Moraes quanto o Banco Central negam qualquer tipo de interferência. Em nota, afirmaram que os contatos ocorreram dentro de trâmites institucionais e que o ministro não teve participação no processo que resultou na liquidação da instituição financeira.
O debate sobre pedidos de afastamento de ministros do Supremo ganhou novos contornos no início de dezembro, quando o ministro Gilmar Mendes concedeu uma decisão liminar estabelecendo que apenas a Procuradoria-Geral da República teria competência para apresentar esse tipo de solicitação.
Após a repercussão da medida, a decisão foi parcialmente suspensa dias depois, mantendo o tema em aberto no ambiente político e jurídico de Brasília.
Novo Notícias

