
PREFEITO ASSINA TERMO DE ADESÃO DO GARANTIA SAFRA 2019/2020 (FOTO: FACEBOOK).
Na última quarta-feira (27) a Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso anunciou por meio das suas redes sociais que foi assinado o termo de adesão ao Programa Garantia Safra 2019/2020, junto ao Governo do Rio Grande do Norte na Coordenação da Agricultura Familiar.
Foi uma boa notícia, visto que, por falta de cumprimento de prazos, a edição 2018/2019 do programa não foi concedida ao município, enquanto Touros, João Câmara e Pureza conseguiram o benefício. Segundo a coordenadora estadual do Programa Garantia Safra, da Secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca-RN, Magnalda Fontoura, o município de São Miguel do Gostoso não fez o pedido da vistoria.
Segundo o site do programa, o benefício só é dado quando o município em que os aderidos ao programa moram, comprova a perda de, pelo menos, 50% do conjunto dessas produções, ou de outras a serem definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, em razão de estiagem ou excesso hídrico.
A coordenadora também forneceu o dado de que dos 55 municípios da Região Agreste, apenas 22 solicitaram a vistoria, com isso os demais, assim como Gostoso, perderam o prazo. Ela acredita que por 2018 ter tido um inverno razoável, muitos desses municípios podem não ter acreditado que haveria perca de lavoura.
Fonte: O CONTADOR DE CAUSOS
