Com todas as unidades de saúde abertas no último sábado (13), o dia D de Vacinação em São Gonçalo foi um sucesso. O município alcançou a terceira posição com maior cobertura vacinal contra gripe do estado. Somente neste sábado foram aplicadas 1.833 doses para os grupos prioritários nesta campanha nacional. O resultado disso é fruto do empenho e dedicação dos mais de 240 profissionais envolvidos durante todo o dia em São Gonçalo. As equipes de vacinação não mediram esforços para trabalhar dnas unidades básicas de saúde que atendeu a população das 8h às 17h.
A secretaria de Saúde recomenda à população do grupo prioritário que ainda não recebeu a dose da vacina que combate o vírus da gripe, que procure a UBS durante a semana de segunda à sexta-feira,no horário das 7h às 16h. “Todas as nossas unidades de saúde de São Gonçalo do Amarante estão abastecidas com as doses que vão proteger nossa população contra a gripe. Nossas equipes de vacinação estão à disposição durante toda semana. Então, procure a unidade mais próxima da sua casa e vacine-se!”, destacou a secretária municipal de Saúde, Renata Nascimento.
Mas quem pode se vacinar de acordo com a determinação do Ministério da Saúde?
● Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
● Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
● Trabalhadores da Saúde;
● Gestantes;
● Puérperas;
● Professores dos ensinos básico e superior;
● Povos indígenas;
● Idosos com 60 anos ou mais;
● Pessoas em situação de rua;
● Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
● Profissionais das Forças Armadas;
● Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
● Pessoas com deficiência permanente;
● Caminhoneiros;
● Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
● Trabalhadores portuários
● Funcionários do sistema de privação de liberdade;
● População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
O Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), enfatizou a importância da vacinação contra a gripe, especialmente, neste momento em que a saúde pública enfrenta desafios significativos: “A vacinação é uma das medidas mais eficazes para proteger nossa população contra a gripe e complicações. Convidamos todos os cidadãos dos grupos prioritários a comparecerem às Unidades Básicas de Saúde para receberem a vacina”, declarou o chefe do executivo.