SELO BLOG FM (4)

São Gonçalo do Amarante está entre as 10 cidades mais violentas do país em 2020, aponta Anuário

FOTO: SÉRGIO HENRIQUE SANTOS

Localizada na região metropolitana de Natal, São Gonçalo do Amarante foi uma das 10 cidades mais violentas do país ao longo do ano de 2020, de acordo com dados do Anuário da Segurança Pública, lançado nesta quinta-feira (15) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O Anuário também apontou que o Rio Grande do Norte voltou a apresentar aumento no número de mortes violentas, após dois anos de baixas. Os crimes letais intencionais tiveram crescimento de 5,5%. No caso dos homicídios, o crescimento foi de 13%.

O levantamento sobre as cidades com mais de 100 mil habitantes que tiveram taxa de mortes superior a média nacional deixou São Gonçalo do Amarante na 9ª colocação entre as 10 mais violentas do país, com taxa de 71,4.

Segundo o IBGE, o município tem pouco mais de 103,4 mil habitantes. Já o Anuário apontou que a cidade registrou 74 mortes violentas ao longo do ano.

São casos como o assassinato do pintor Otávio Pereira Campelo, de apenas 18 anos, que aconteceu na zona rural do município em junho do ano passado. Ele caminhava pela rua de casa depois de ter ido a uma mercearia, no distrito Chã do Moreno, quando foi seguido e sofreu diversos disparos de arma de fogo.

No Rio Grande do Norte, outros três municípios também aparecem na lista de cidades com taxas superiores à média nacional. As cidades foram: Mossoró (62,2), Natal (27,5) e Parnamirim (26,2).

Seguindo o mesmo princípio da taxa de mortalidade por 100 mil habitantes, o Rio Grande do Norte registrou 38 mortes violentas a cada 100 mil habitantes e foi o sexto estado mais violento do país, atrás do Ceará (45,2), Bahia (44,9), Sergipe (42,6), Amapá (41,7) e Pernambuco (38,3).

A taxa nacional foi de 23,6 mortes para cada 100 mil habitantes.

G1RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui