O Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), vinculado à Rede Ebserh, no município de Santa Cruz (RN) recebe a partir desta sexta-feira (18), uma programação específica da campanha Outubro Rosa, chamando a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações incluem Mutirão de Mamografias com oferta de 360 vagas para mulheres oriundas de 13 municípios do Rio Grande do Norte (Japi, Lajes Pintadas, Santa Cruz, São Bento, São João Campestre, São Tomé, Boa Saúde, Sítio Novo, Serra Caiada, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Tangará e Bom Jesus, além de atividades educativas com profissionais de saúde.
O Enfermeiro e Chefe da Unidade Multiprofissional do Huab, José Ferreira Lima, destaca que o hospital realiza ações regulares durante a campanha Outubro Rosa, incluindo a realização de mamografias gratuitas, palestras informativas sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e outras temáticas voltadas para a saúde da mulher. Durante este mês de outubro, será realizado o mutirão de mamografia em localidades diferentes de Santa Cruz e região, além de atividades educativas com profissionais de saúde no ambulatório do hospital, nas áreas de nutrição, mastologia, serviço social, psicologia, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, fisioterapia e técnica em radiologia.
De acordo com José Ferreira, o principal objetivo dessas ações é promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Através das atividades, buscamos informar as mulheres sobre a necessidade de realizar exames periódicos, como a mamografia, e estimular um estilo de vida saudável. Além disso, as ações visam desmistificar o câncer de mama e criar um espaço seguro para que as mulheres compartilhem suas experiências e preocupações, promovendo um ambiente de apoio e solidariedade”, expressa.
O Chefe da Unidade Multiprofissional ainda destaca a importância da parceria com a comunidade, secretarias municipais e estadual de saúde e outras instituições que apoiam a causa. “A união de esforços é fundamental para amplificar a mensagem de prevenção e cuidado com a saúde. Além disso, é essencial ressaltar que a campanha não se limita apenas ao mês de outubro, buscando criar um movimento contínuo de conscientização sobre a saúde da mulher”, finaliza José Ferreira.