A Defesa Civil está monitorando as barragens e açudes no Rio Grande do Norte para prevenir possíveis transtornos causados pelas chuvas que caíram nos últimos dias em algumas cidades do estado.
De acordo com Coronel Marcos Carvalho, coordenaro da defes Civil do RN, entre as medidas de urgência tomadas pela Defesa Civil, está a recomendação para a retirada de idosos, mulheres grávidas e crianças de áreas de risco de alagamentos, às margens do Açude Apanha Peixe, no Vale do Apodi, em Apodi. O reservatório está sangrando há cerca de oito dias e a água está correndo para rios da região, o que pode atingir comunidades ribeirinhas.
“A prefeitura de Apodi entendeu que devido a quadra chuvosa, há possibilidade de elevação do nível do rio Apodi. Então, o município preventivamente está retirando as pessoas que têm algum problema de locomoção para um local mais seguro. Isso evita, por exemplo, que no caso de elevação do nível do rio eles precisem fazer isso de uma forma mais urgente, rápida”, disse Coronel Marcondes.
A força das águas que transbordaram de açudes na região chegaram a provocar o rompimento de um trecho da rodovia RN-117. Apesar dos estragos na infraestrutura de estradas, não houve registro de desalojados nem desabrigados. “Nesse momento a situação que nós temos são danos em algumas vias e cuidado com algunas reservatórios que estão sendo monitorados para parantir a tranquilidade da população”, explicou o coordenador.
Ainda segundo coronel Marcos Carvalho, é necessário manter a população informada e preparada para possíveis eventualidades. Para isso, os profissionais do órgão trabalham com o auxílio dos institutos de meteorologia que, segundo o coordenador, já descartaram a ocorrência de fortes tempestads para os próximos dias no Rio Grande do Norte.