SELO BLOG FM (4)

Sandro Pimentel e Rede Emancipa RN pedem paralisação do calendário do ENEM 2020

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nessa quinta-feira (02), o mandato do Deputado Estadual Sandro Pimentel (PSOL) em conjunto com a Rede Emancipa de Educação Popular entrou com uma Ação Civil Pública reivindicando o congelamento do calendário apresentado pelo INEP, responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A Rede Emancipa oferece cursinhos preparatórios para o Enem gratuitamente em diversas cidades por todo o Brasil e, aqui no Rio Grande do Norte, conta com seis unidades em funcionamento.

Na terça-feira (31), o ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou em seu twitter que o calendário do ENEM está mantido. Para ele, a pandemia “atrapalha todo mundo” de forma igual. Mas, para Sandro e a Rede Emancipa, não é possível manter o calendário normal se não estamos vivendo uma situação de normalidade.

“Não é possível manter o calendário sem que os alunos tenham algumas certezas antes. Não sabemos qual será a extensão dessa crise, quanto tempo teremos que enfrentar a pandemia e a quarentena, e nem qual será a condição dos alunos de escola pública depois dela”, afirmou Tatiane Ribeiro, coordenadora do Emancipa.

Os alunos atendidos pelo cursinho, provenientes de escola pública, hoje não têm sequer a garantia de que conseguirão os documentos necessários para a fazer o pedido de isenção do valor da inscrição já que estão em quarentena e, pelo Brasil, diversas escolas estão fechadas. Além disso, não há garantias da volta do calendário escolar a tempo para que os alunos tenham acesso aos conteúdos cobrados no ENEM; ou ainda, caso passem, muito provavelmente não terão conseguido concluir o Ensino Médio dentro do tempo necessário para se matricularem na universidade. Ou seja, enquanto as escolas privadas funcionam via Ensino à distância, são os alunos da escola pública os mais prejudicados pela manutenção do calendário.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui