SELO BLOG FM (4)

Samu RN ganha ambulâncias com novo sistema de rádio digital para facilitar comunicação em emergências

FOTO: CARMEM FELIX

O Governo do Estado entregou na manhã desta sexta-feira (29), em solenidade realizada no Centro Administrativo, 12 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do RN.

Os veículos, equipados com um moderno sistema de comunicação, atuarão em nove municípios potiguares: Currais Novos, Caicó, Parelhas, Santa Cruz, Assu, Touros, Nova Cruz, Goianinha e Pau dos Ferros. Representantes das cidades contempladas estiveram presentes na solenidade.

Além de atualizar frota do SAMU, as ambulâncias apresentam o sistema tetradigital (rádio digital), que irá otimizar a comunicação para agilizar os serviços de atendimentos móveis de urgência sem interferências. Após o Acre, o Rio Grande do Norte será o 2º estado do Brasil a utilizar esse sistema. O Governo do Estado investiu R$ 641.136,00 que incluem a aquisição de 65 rádios portáteis para utilização dos profissionais de saúde durante as ocorrências.

“A entrega dessas 12 novas ambulâncias é um passo importante em meio aos desafios que enfrentamos, fruto de décadas de negligência acumulada e de uma conjuntura que exige coragem, responsabilidade e compromisso político”, ressaltou a governadora Fátima Bezerra.
Comunicação
Para a implantação do rádio tetradigital, o Samu contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que cedeu e instalou 23 antenas ao redor do Rio Grande do Norte. Antes, o sistema de rádio era totalmente analógico e não atingia grandes coberturas.

O sistema tetradigital irá melhorar a comunicação entre as equipes do Samu e a central de regulação, otimizando o serviço, onde será possível a gravação de conversas das equipes, rastreamento, entre outras vantagens.

O coordenador administrativo do Samu-RN, Caio Santos, frisa que o sistema trará grande segurança ao atendimento oferecido. “Além da agilidade e fidelidade da informação recebida, o tetradigital evitará quaisquer interferências de transmissões externas. Com certeza teremos um ganho enorme com esta tecnologia”, comemora.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui