Depois de a Apple anunciar a comunicação por satélite como um dos novos recursos presentes na linha iPhone 14, ela deverá ser novidade nos celulares da Samsung em breve. Entretanto, a tecnologia da marca coreana deverá utilizar uma infraestrutura diferente, e por isso ainda pode levar algum tempo até ser lançada.
Isto deve acontecer pois a Apple investiu milhões de dólares na Globalstar, empresa especializada no ramo. De acordo com a companhia, cerca de 85% de sua capacidade atual e futura será fornecida para a marca de Cupertino, e por isso não haveria espaço suficiente para a Samsung.
Diante disso, é possível que a Samsung volte suas atenções para a Starlink, serviço da SpaceX que é comandada por Elon Musk. Conversas já tinham sido feitas entre a Starlink e a Apple, mas a Maçã acabou escolhendo a Globalstar.
Entretanto, a Starlink está no centro de uma polêmica entre a SpaceX e a Dish, empresa americana de telefonia. A operadora tem posse de várias bandas no espectro de 12 GHz e quer utilizá-las para expansão das redes 5G — o que pode inviabilizar completamente os serviços do empreendimento de Musk.
Portanto, é provável que a Samsung sequer tenha decidido o que fará para ter conexão por satélite em seus celulares. De qualquer forma, a marca deverá agir rápido para não ficar atrás de Huawei e Apple nesse quesito.
Canal Tech