
A vereadora de Natal e presidente do PT no Rio Grande do Norte, Samanda Alves, afirmou nesta terça-feira (18), em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM Natal, que o partido recorrerá à Justiça caso a Câmara Municipal de Natal aprove a cassação do mandato de Brisa Bracchi (PT). A sessão de votação, prevista para hoje, foi suspensa por decisão do desembargador Cornélio Alves, do Tribunal de Justiça do RN, e remarcada para esta quarta-feira (19).
Samanda disse esperar que os vereadores rejeitem o relatório que recomenda a cassação, e afirmou que não há qualquer irregularidade praticada por Brisa no episódio que originou o processo: a destinação de R$ 18 mil em emendas parlamentares para o evento de cunho político “Rolé Vermelho – Bolsonaro na Cadeia”, realizado em agosto.
“A gente espera que os vereadores leiam a peça e percebam que não houve ato político-partidário, que a execução da emenda foi feita pela Funcarte, que não houve dano ao erário, e que encerrem esse processo, que é absurdo desde a sua criação”, declarou.
Questionada se o partido pretende judicializar o caso em caso de cassação, Samanda foi categórica: “Se houver desrespeito à legislação, como aconteceu hoje na própria Casa, que tem a função de criar as leis, é claro que nós vamos [buscar a Justiça].”
A presidente estadual do PT citou ainda precedentes de parlamentares que tiveram cassações revertidas judicialmente por irregularidades no andamento dos processos.
Samanda também respondeu sobre uma possível articulação direta da governadora Fátima Bezerra (PT) em defesa da vereadora. Ela negou qualquer participação da chefe do Executivo estadual, embora tenha destacado o empenho da bancada petista em todas as esferas.
“Não houve participação da governadora. Quem está à frente desse diálogo somos eu, como presidenta do PT no estado, o vereador Daniel Valença, presidente do PT em Natal, além de nossa bancada federal, estadual e de vereadores em todo o RN, que têm se mobilizado contra esse absurdo”, afirmou.
A votação que decidirá o futuro do mandato de Brisa está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (19), caso não haja nova decisão judicial.
Portal 98 FM
