SELO BLOG FM (4)

‘Salvador’ da Fiat, Punto voltará em 2023

FOTO: KLEBER SILVA

Primo rico do Palio, o Punto significou o ponto de inflexão da Fiat em sua recuperação no mercado em 2005. Foi naquele ano que a montadora italiana revelou a terceira geração do hatch compacto, concebida pelo estúdio Giugiaro em um momento inspirado.

Então chamado de “Grande Punto”, o modelo marcou um renascimento da marca após anos de prejuízos na Europa. Tempos depois, a empresa lançou a versão moderna do 500 e em 2009 passou a ser sócia da Chrysler, que mais tarde deu origem à FCA.

Em meio a esse processo, no entanto, o Punto ficou esquecido. A Fiat chegou a planejar uma quarta geração, mas que foi abortada pela direção da empresa. Em 2018, de forma melancólica, a fabricante encerrou a produção do hatchback na Europa sem um sucessor.

Nesta semana, no entanto, durante apresentação dos resultados do primeiro semestre, a Stellantis, holding criada com a fusão entre FCA e a PSA, revelou que a Fiat voltará a atuar no chamado segmento B, de compactos.

A citação é curta, apenas afirmando que a marca “voltará ao Segmento B em 2023” e que o veículo em questão usará uma plataforma comum.

Traduzindo, certamente se trata da repetição da receita usada na atual geração do Opel Corsa, qual seja adotar a arquitetura CMP originada no Peugeot 208 e replicada no Citroën C3.

Trata-se de uma solução natural dentro da estratégia do grupo, de replicar a mesma solução mecânica e eletrônica em várias marcas a fim de diluir os custos de desenvolvimento e produção. Nesse cenário, não haveria por que não incluir a Fiat nos planos.

Ao utilizar essa arquitetura, será possível contar com versões híbridas, algo imprescindível no mercado europeu. Quanto ao estilo do novo carro, pode-se esperar um hatch compacto tradicional, e que ainda possui apelo no Velho Continente, ou então algum crossover urbano, por exemplo.

Autoo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui