Primo rico do Palio, o Punto significou o ponto de inflexão da Fiat em sua recuperação no mercado em 2005. Foi naquele ano que a montadora italiana revelou a terceira geração do hatch compacto, concebida pelo estúdio Giugiaro em um momento inspirado.
Então chamado de “Grande Punto”, o modelo marcou um renascimento da marca após anos de prejuízos na Europa. Tempos depois, a empresa lançou a versão moderna do 500 e em 2009 passou a ser sócia da Chrysler, que mais tarde deu origem à FCA.
Em meio a esse processo, no entanto, o Punto ficou esquecido. A Fiat chegou a planejar uma quarta geração, mas que foi abortada pela direção da empresa. Em 2018, de forma melancólica, a fabricante encerrou a produção do hatchback na Europa sem um sucessor.
Nesta semana, no entanto, durante apresentação dos resultados do primeiro semestre, a Stellantis, holding criada com a fusão entre FCA e a PSA, revelou que a Fiat voltará a atuar no chamado segmento B, de compactos.
A citação é curta, apenas afirmando que a marca “voltará ao Segmento B em 2023” e que o veículo em questão usará uma plataforma comum.
Traduzindo, certamente se trata da repetição da receita usada na atual geração do Opel Corsa, qual seja adotar a arquitetura CMP originada no Peugeot 208 e replicada no Citroën C3.
Trata-se de uma solução natural dentro da estratégia do grupo, de replicar a mesma solução mecânica e eletrônica em várias marcas a fim de diluir os custos de desenvolvimento e produção. Nesse cenário, não haveria por que não incluir a Fiat nos planos.
Ao utilizar essa arquitetura, será possível contar com versões híbridas, algo imprescindível no mercado europeu. Quanto ao estilo do novo carro, pode-se esperar um hatch compacto tradicional, e que ainda possui apelo no Velho Continente, ou então algum crossover urbano, por exemplo.
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