O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nomeou Carlos Luis Vieira, atual coordenador-geral de Classificação e Movimentação de Presos, como interventor da Penitenciária Federal de Mossoró. A direção do presídio foi afastada após a fuga de dois presos nessa quarta-feira (14).
Pires já ocupou cargos de direção na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, entre 2006 e 2023. Ele chegou a ser o diretor da penitenciária, mas também passou pelo departamento jurídico e da área de disciplina dos presos. Em Porto Velho, ele foi Chefe da Divisão de Segurança e Disciplina da unidade federal.
Mesmo com o afastamento da direção ainda noite dessa quarta-feira (14), o nome de Pires não havia sido divulgado. Essa foi a primeira vez que presos fugiram do sistema penitenciário federal, inaugurado em 2006. Além de Mossoró, as outras penitenciárias federais ficam em Catanduva/PR, Campo Grande/MS, Porto Velho/RO e Brasília/DF.
Os fugitivos são Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Eles estavam em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e fugiram na madrugada de quarta-feira (14), entre às 3h e 4h. A dupla foi transferida para Mossoró em setembro de 2023, após participarem de uma rebelião com mortos em um presídio no Acre, em julho do mesmo ano.
Também na noite dessa quarta-feira, o Ministério da Justiça mandou reforçar os equipamentos e protocolos de segurança nas cinco unidades federais. Além disso, mais de 100 agentes federais atuam na busca dos dois homens.
Portal da Tropical