Mais de 33 milhões de cidadãos brasileiros retornarão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos para os próximos quatro anos neste domingo 27. Ao contrário do primeiro turno, não haverá votação para vereadores, e apenas dois candidatos disputam a chefia do Executivo municipal em cada uma das 51 cidades que ainda não definiram seus prefeitos.
Conforme estabelece a Constituição Federal, o segundo turno ocorre em municípios com mais de 200 mil eleitores quando nenhum candidato atinge 50% dos votos válidos na primeira etapa. Inicialmente, eram 52 as cidades que ainda aguardavam a definição de seus prefeitos, mas esse número caiu após a anulação da candidatura de um postulante de São João de Meriti (RJ).
Os eleitores que tiveram a biometria coletada pela Justiça Eleitoral podem utilizar o aplicativo e-Título como identificação no dia da votação. Para aqueles que não têm o e-Título, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação, entre outros.
Todos os cidadãos, mesmo aqueles que não participaram do primeiro turno, poderão votar neste segundo turno. Após a verificação da identidade e a assinatura na ata eleitoral, o eleitor deverá ir à cabine de votação, onde é permitido levar apenas um papel com os números dos candidatos.
A votação ocorrerá das 8h às 17h (horário de Brasília). Exceções são feitas para os municípios de Campo Grande, Cuiabá, Manaus e Porto Velho, que iniciarão às 7h e encerrarão às 16h (horário local).
Agora RN