As unidades de saúde municipais situadas na área da Zona Norte da capital foram alvo de uma Operação Saturação realizada no sábado (30), pela Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN). A ação preventiva teve a missão de combater arrombamentos, furtos e roubos nos prédios municipais voltados ao atendimento de saúde pública.
Para a missão foram direcionadas três viaturas de patrulhamento preventivo da GMN. Os guardas municipais percorreram todas as unidades de saúde da região Norte averiguando o perímetro interno e externo dos prédios, abordando suspeitos e dando atenção as áreas de uso comum situadas nas proximidades, a exemplo de paradas de transporte coletivo, praças e quadras esportivas.
A ação resultou numa prisão em flagrante delito, quando um suspeito foi pego dentro de Unidade Básica de Saúde da Planície das Mangueiras com objetos retirados do posto, sendo o detido conduzido a Delegacia de Plantão.
A Operação Saturação realizada pela RondaS nas unidades de saúde de Natal vai ser continuada nas demais regiões administrativas da capital e é um reforço ao trabalho de segurança já realizado 24h pelos guardas municipais nos 98 postos de atendimento médico-hospitalar geridos pela Prefeitura do Natal.
De acordo com o comandante da GMN, Alberfran Grilo, a operação visa principalmente os posto de saúde que estão fechados durante os finais de semana no sentido de evitar arrombamentos ou qualquer tipo de vandalismo. “O RondaS já vem dando um suporte muito importante na segurança de prédios, servidores e pacientes que buscam a saúde pública de Natal e a Operação Saturação é um reforço a mais nessa segurança”, comentou o comandante.